Na sua nova aventura, dois dos personagens de Banda Desenhada mais famosos de sempre – Astérix e o seu fiel amigo Obélix – partem numa longa viagem em busca de uma estranha e aterradora criatura.
Editado no ano passado, “Astérix e o Grifo” é a mais recente obra da coleção criada há mais de 60 anos por René Goscinny e Albert Uderzo – e agora continuada por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.
O álbum de BD saiu no ano passado e, no início deste ano, ganhou mais uma versão: a edição em mirandês, que já podes encontrar nas lojas, com o nome de “Asterix Il Alcaforron”. O mirandês é uma língua oficial portuguesa desde 1999. Mas é muito mais antiga do que isso, tendo tido origem no latim e sendo da família das línguas asturo-leonesas.
Ainda há quem fale mirandês no nordeste de Portugal e, por tudo isto, é uma língua com uma riqueza e história incríveis, que importa preservar. É também a sexta vez que a ASA lança um livro do Astérix em mirandês, o que pode ser uma oportunidade para teres contacto, de forma divertida, com esta parte da identidade portuguesa!