Já fizeste as tuas resoluções de Ano Novo?

 

É uma das tradições mais antigas desta época tão especial e tem comprovados benefícios psicológicos. Uma vez que o ano muda, que vem um renovado tempo, porque não podemos, também nós, mudar um pouco? Ajustar pequenas coisas, tomar decisões no sentido de ter uma vida mais feliz, bonita, saudável…

As resoluções de Ano Novo reportam a metas que criamos para nós mesmos para o ano que começa, normalmente relacionadas com os nossos hábitos. É uma ideia já ancestral, que se pensa que remonte aos tempos do império romano, e que tem muito a ver com esta ideia de novos começos e oportunidades que um novo ano traz.

Mesmo para os mais novos, é sempre uma boa ideia, sendo que as decisões ou metas podem ser criadas e definidas em famílias, com um grupo de amigos, ou até a solo!

Se estás dentro do espírito da coisa, mas o que te faltam são ideias, o TAG andou a pesquisar, em plataformas de todo o mundo, por algumas das que são consideradas as melhores sugestões para resoluções de Ano Novo.

As resoluções

Encontrámos aquelas mais viradas para uma vida saudável, como tentar fazer mais desporto, caminhar mais, andar mais de bicicleta, ou comer menos comida de plástico – e mais frutas e vegetais.

Nesta linha, também podes decidir passar menos tempo junto de ecrãs e mais ao ar livre; fazer mais atividades divertidas, em família ou com amigos.

No campo escolar, as metas podem passar por uma maior atenção nas aulas, mais tempo dispensado a estudar, ler mais ou tomar iniciativas para tornar o ambiente da tua turma mais saudável, com sugestões dinâmicas de projetos ou brincadeiras!

Podes também decidir experimentar um novo passatempo, aprender a tocar um novo instrumento, ou decidir apostar na autonomia de tarefas de ajuda em casa. Uma ideia gira é decidires aprender algo novo todas as semanas: uma palavra, um facto da natureza, uma música…

No plano mais emocional, as decisões podem passar por ser mais carinhoso/a com os pais, mais amigo/a dos irmãos e amigos, ter mais mimos para os avós…

Podes decidir escrever um diário – acredita que é muito divertido e te ajuda a conhecer melhor a ti mesmo/a- ou, se já tens idade para isso, criar os primeiros conteúdos digitais.

E finalmente, porque o planeta está em crise, é sem dúvida uma boa resolução de Ano Novo a adoção de comportamentos mais ecológico: tais como a reciclagem, a poupança de água e de luz, a mobilidade sustentável.

Como já percebeste, há todo um mundo de escolhas, sendo que agora que já tens algumas bases para ideias só tens de pensar no que mais se adequa a ti! E Feliz Ano Novo!

Texto: Patrícia Naves