Publicidade Continue a leitura a seguir

Já viste os vídeos mais populares no YouTube?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este ano foi estranho, diferente e por vezes até assustador. Mais do que nunca, um mundo em confinamento durante vários meses voltou-se para a Internet, para canais como o YouTube, como forma de manter a ligação com alguma rotina e normalidade.

Mas, num 2020 atípico, o que andaram os portugueses ver no YouTube? O Tag diz-te: um mix entre os suspeitos do costume, ou seja, os criadores favoritos dos mais jovens; e conteúdos mais educativos e úteis, relacionados com a pandemia.

Segundo explica a plataforma, no YouTube muitas vezes as pessoas não assistem apenas a vídeos. Interagem: fazem gostos, comentam. E, para apresentar os vídeos que se destacaram este ano, a foram analisadas as várias formas de interagir com os vídeos para identificar quais registaram maior interesse no ano que agora está a terminar.

Em primeiro lugar, a Covid-19 foi e continua a ser a grande preocupação dos portugueses em 2020. Desde o início da pandemia que muito se fala nas várias formas de evitar o vírus, nomeadamente a correta e frequente higienização das mãos, em ambiente social e profissional. E, se dúvidas houvesse, o vídeo da Direção-Geral da Saúde acerca da técnica de lavagem das mãos foi o mais popular em Portugal.

Já Felipe Neto, um dos mais famosos criadores brasileiros, com as suas aventuras a jogar Minecraft, ganhou a atenção dos portugueses ao ocupar o segundo lugar da tabela dos mais populares da plataforma no nosso país.

No terceiro lugar, surge a aventura fantástica do popular criador Windoh no programa da SIC – A Máscara. Com a máscara de Cavaleiro, Windoh mostrou as suas capacidades vocais sendo bastante aclamado pelo júri e pelo público em geral.

2020 também mostrou uma tendência denominada por “primitive technology” (“tecnologia primitiva”). Nestes vídeos,  e utilizando apenas uma ferramenta rudimentar, os autores constroem obras de cortar a respiração. Um dos vídeos com maior sucesso desta tendência pertence ao canal Mr. Tfue, que mostra como em 60 dias se constrói uma piscina de sonho. Foi o quarto mais popular.

Todos os outros vídeos presentes no Top 10 pertencem a criadores bem conhecidos dos portugueses como Mafalda Creative, ou D4rkFrame. Atenção que o da Mafalda Creative é uma paródia, como ela própria explica no início, até porque, já sabes, as regras de prevenção do coronavírus são sempre para seguir. Além disso, para veres estes e outros vídeos num canal como o YouTube deves sempre idealmente consultar os teus pais.

1. Técnica de lavagem das mãos – COVID-19/DGS – Direção-Geral da Saúde

2. FELIPE NETO MINECRAFT #1 – Felipe Neto

3. CANTEI AO VIVO NUM PROGRAMA DE TV! (A Máscara) – Windoh

4. 60 Days Build Millionaire Underground Swimming Pool House – Mr. Tfue

5. “Quarentena” – Paródia (Ouvi Dizer – Melim) – Mafalda Creative