“Sabem quantos anos vai fazer o JN?”, perguntámos. As apostas chovem: “210! 219!”. Não, 129. A primeira edição do JN foi publicada dia 2 de junho de 1888. Isso quer dizer que o seu aniversário vai ser na sexta-feira. A edição especial desse dia vai ser preparada na véspera: o Dia Mundial da Criança. Logo, quem melhor para nos ajudar a fazer o jornal?
O primeiro passo na produção da edição de aniversário do JN foi visitar as escolas do Porto EB1 da Fontinha e EB2/3 Irene Lisboa, onde o caos alegre do recreio nos recebeu.
Fomos às duas escolas desafiar alunos do 4.º ano e do 7.º ano a colaborarem na edição de aniversário. Os alunos responderam com entusiasmo.
Na quinta-feira, chegou o dia de invadir e encher a Redação de risos, cor e energia. Os alunos foram divididos por secções, combinaram com os editores o trabalho a fazer e os prazos a cumprir e até saíram à rua em reportagem: foram jornalistas!
O tema da edição especial de aniversário será o “Futuro”. E os alunos já tiveram muitas ideias. “Eu acho que vai haver carros que conseguem passar por cima dos outros quando está trânsito”, explicou o Gil, da EB1 da Fontinha. Seguindo a sugestão, os colegas completaram: “Vai haver submarinos flutuantes!”
O Martim e a Cátia, também da Fontinha, são os melhores jogadores de futebol da turma, segundo os colegas. “Eu sou a segunda melhor. Até já defendi a baliza com a anca”, explicou a Cátia. Os dois colegas querem que, no futuro, existam equipas mistas profissionais. “Que os rapazes e as raparigas possam jogar juntos”, desejam. Mas a Cátia também acha que era fixe “jogar basquetebol sem gravidade”. E ainda há mais ideias! Mas só no aniversário do JN é que vamos descobrir quais são. Até porque sobre o que vai ser o futuro, as crianças é que sabem.
Mafalda Maria Rodrigues