“A rua é também nossa”, dizem milhares de crianças em todo o mundo, reclamando de volta um pouco do espaço público que em décadas idas era maioritariamente ocupado por passeios, bicicletas, skates, jogos de futebol ou de berlinde e agora é sobretudo utilizado por carros e outros veículos motores.
Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento que está a crescer a nível mundial, e também em Portugal, com um objetivo: responder e dar visibilidade à necessidade e vontade de muitas famílias em usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente junto às escolas. O mote da Kidical Mass é “Espaço para a próxima Geração”.
O evento internacional Kidical Mass acontece durante os meses de maio e setembro e, em Portugal, este movimento já aconteceu também nos anos de 2022 e 2023, com a participação de cada vez mais localidades em todo o país. Através de iniciativas locais, pretende chamar-se a atenção da opinião pública e autoridades para algumas ambições: como cidades com envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego, leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, limites de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas, ou mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar e brincar.
As próximas atividades são, assim, neste mês de maio (e depois setembro) e muitas acontecem já no fim de semana do Dia da Mãe: em Lisboa, no próximo domingo, dia 5 de maio, pelas 10.30 horas, família, escola e amigos podem celebrar a pedalar/correr/caminhar/andar de skate ou patinar, por exemplo, desde a Quinta da Alfarrobeira, na freguesia de São Domingos de Benfica, pelas ruas dessa freguesia e ainda Carnide, Benfica e Lumiar. O desfile termina na Quinta das Conchas, onde haverá espaço para fazer um piquenique e para brincadeiras em família e com os amigos.
No mesmo dia há iniciativas semelhantes em Aveiro, Caldas da Rainha, Cascais, Castelo Branco, Coimbra ou Loures. Em Almada, Amadora, Mafra, Figueira da Foz e Faro as iniciativas são na véspera, sábado dia 4, e até 12 de maio acontecem em mais de 34 localidades portuguesas no total. Podes saber mais sobre cada iniciativa, datas e sobre o movimento no site e instagram.
Texto: Patrícia Naves