PAX
Esta é uma história sobre lealdade e sobre a autodescoberta de fácil leitura e que nos transporta de emoção em emoção até ao fim.
Peter tem um amiguinho, uma raposa pequenina que se chama Pax (palavra de origem latina que significa “paz”). São inseparáveis, vão para todo o lado juntos.
Só que um dia, o pai de Peter vai para a guerra e o menino tem de se separar do seu amigo. Peter é obrigado a ir viver com o seu avô, um senhor muito irritadiço e Pax é abandonado numa floresta, ficando ali sozinho e indefeso perante perigos desconhecidos.
Em casa do avô, Peter vive cheio de remorsos por ter abandonado o seu amiguinho. Não aguentando mais, foge e aventura-se numa viagem de centenas de quilómetros para ir resgatar Pax. E nessa longa caminhada em que conhece outros meninos, Bristle e Runt, de quem fica amigo, o menino vai também aprender a conhecer-se melhor enfrentando novos desafios. Já Pax está lá nesse lugar longínquo e vai descobrindo o encantamento e adversidades da selva onde foi abandonado e do mundo dos humanos como ele não conhecia.
PAX, de Sara Pennypacker
Ilustrações de Jon Klassen
Recomendado pelo PNL (12-14 anos)
Texto: Maria José Pimentel