O Rapaz ao Fundo da Sala
É uma história muito gira, contada na 1ª pessoa, que anda à volta de um tema muito presente neste século XXI: o drama dos refugiados.
Chega um novo aluno à escola Nelson, Inglaterra, e vai para a turma da Alexia, da Josie, do Tom e do Michael. É um aluno muito estranho, sempre calado e muito sério, sentado ao fundo da sala.
Como os quatro amigos gostam de receber bem os novos colegas e de fazer novas amizades, insistem com ele e então lá descobrem um pouco da sua vida. O rapaz chama-se Ahmet, veio da Síria como refugiado e foi separado da sua família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Por isso ele nunca sorri.
Chocados, Alexia, Josie, Tom e Michael decidem ajudar Ahmet, o seu novo amigo, a reencontrar a sua família. O problema é que as fronteiras do Reino Unido estão prestes a fechar, impedindo que qualquer refugiado lá entre depois disso. Então, os quatro amigos elaboram um plano genial a que chamam “A Melhor Ideia do Mundo”, que mete a própria Rainha de Inglaterra! Vais gostar de ler sobre as suas peripécias completamente loucas, tudo em nome da amizade. Será que o Ahmet vai encontrar os seus pais?
É um belo livro sobre o valor da amizade que nos inspira para termos atitudes positivas em relação aos outros: o respeito pelas diferentes culturas, a hospitalidade, a solidariedade e a disponibilidade para se ser um verdadeiro amigo.
O Rapaz ao Fundo da Sala, de Onjali Q. Rauf , é recomendado pelo PNL – maiores de 9 anos. Já recebeu muitos prémios a nível mundial: Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil.
Texto: Maria José Pimentel