Os últimos anos têm atípicos, com pandemias, guerras, alterações climáticas, convulsões sociais. A internet e as redes sociais não ajudam, a exposição é muita, o confronto também: não é fácil.
É por isso notório, e já provado, que as crianças e os jovens estão mais ansiosos, menos confiantes e com mais problemas de autoestima – este é o cenário, aliás, que muita da mais recente investigação aponta. As soluções são complexas e multidisciplinares, mas as boas histórias, criadas com o propósito certo, e, sempre que possível, acompanhadas por uma conversa com pais ou educadores, são um excelente modo de dar a volta a esta tendência.
Por isso, a Porto Editora decidiu reunir três livros, ou sugestões, que podem ser benéficos neste caminho.
O primeiro chama-se “Contos para gostares mais de ti”: como o nome indica, a obra ajuda crianças e jovens a cultivarem a autoestima através de histórias que despertam a imaginação, o humor e o amor próprio, contribuindo para criar uma relação equilibrada consigo e com os outros.
A segunda sugestão chama-se “O mundo é teu”. O livro assenta na ideia de que a autoconfiança e o conhecimento das emoções são ferramentas fundamentais para um crescimento saudável. A pensar no público mais novo ou até em idade pré-escolar a história, através do seu texto simples, em rima, e de ilustrações detalhadas, transmite uma mensagem inspiradora que vai ajudar as crianças a ultrapassarem as adversidades da vida, a valorizarem as capacidades que as tornam especiais e a celebrarem a esperança e alegria dos novos inícios.
Finalmente, “Tu és Brilhante!” reúne histórias inspiradoras que relatam situações comuns na vida das crianças, que as vão ajudar a desenvolver a autoestima, a coragem e a confiança. Cada história é seguida de perguntas que vão fazer os pequenos leitores pensarem nas suas próprias experiências e sentimentos.
Neste caso, no final do livro, os autores, especialistas em parentalidade consciente, revelam aos pais e educadores a mensagem associada a cada história, ajudando-os no objetivo de promover a autoconfiança e a resiliência dos mais novos.
Texto: Patrícia Naves