Lourenço Carvalho, co-fundador da Universidade dos Valores, foi convidado a debater sobre “Democracia, Valores e Modo de vida Europeu” na 2ª sessão Media Lab Live “Falando da Europa” 2020/21. Alunos do Colégio Santo André, da Escola Profissional de Setúbal e da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses tiveram a oportunidade de desenvolver diversas atividades jornalísticas e entrevistar o orador.
O workshop Media Lab “Falando da Europa”, uma parceria entre os projetos Media Lab DN e JN e o Espaço Europa, adaptou-se à situação atual. Apesar de já contar com nove edições, esta foi a primeira edição Live, integralmente on-line e via Zoom. Esta solução, desenvolvida para ultrapassar os efeitos do confinamento provocados pela Covid-19, permitiu não apenas reinventar este projeto, mas também torná-lo mais inclusivo, alargando a participação de escolas a todo o País e reduzindo, assim, efeitos impeditivos como o da distância física entre as escolas e as sedes do Diário de Notícias (Lisboa) e do Jornal de Notícias (Porto).
Assim, ao início da tarde de 23 de fevereiro, cerca de 60 alunos do Colégio Santo André, da Escola Profissional de Setúbal e da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses, ligados por Zoom a partir das suas casas, aprenderam mais sobre jornalismo, desinformação, democracia e valores, com a Europa como pano de fundo.
Os jovens começaram por assistir a uma formação teórica do Media Lab, onde aprenderam a construir uma notícia de forma correta, mas também a identificar clickbait e fake news, bem como a reconhecer os perigos da desinformação e do algoritmo das redes sociais..
Os discentes tiveram também a oportunidade de ser jornalistas por umas horas. Com a orientação dos Monitores e Formadores Media Lab, reescreveram notícias sobre a Europa para três formatos diferentes – rádio, vídeo e redes sociais. Mas a sessão não ficou por aqui.
Lourenço Carvalho, co-fundador da Universidade dos Valores, participou como orador convidado, e deu uma palestra sobre “Democracia, Valores e Modo de Vida Europeu”. Durante cerca de 20 minutos, foram discutidas questões como a relação entre os níveis de rendimento e a felicidade, os problemas que podem existir entre a equidade, a solidariedade e a democracia, e o papel da educação e do rendimento na promoção de valores democráticos. De acordo com dados recolhidos pela Universidade dos Valores, que Lourenço partilhou com os alunos, a população com maiores níveis de instrução dá menor importância a certos valores estruturantes da democracia: “desde o 1º e 2º ciclo e à medida que avançamos, vai decrescendo a importância que damos à justiça ou à solidariedade… e estes dados devem fazer-nos refletir.”
Esta reflexão prosseguiu para além do tempo da palestra, quando os jovens participantes, novamente organizados em 3 redações, conduziram pequenas entrevistas ao orador convidado, colocando perguntas sobre o tema da sessão. Quando questionado sobre o porquê da desvalorização dos valores nos setores mais instruídos e com mais rendimentos da sociedade, Lourenço voltou a apontar para o sistema de ensino: “ele está organizado de uma forma que potencia muito as capacidades técnicas dos indivíduos (…) A partir do momento em que vamos avançando nos níveis de instrução e escolaridade temos currículos cada vez mais técnicos e com cada vez menos competências transversais, competências sociais, interpessoais e cívicas, a que a UNESCO chama de “saber ser””.
A última pergunta da sessão ficou a cargo de uma aluna do Colégio Santo André, que desafiou o convidado a recomendar alguns livros para quem “quer encontrar os seus valores”. Numa conversa que já tinha ficado pautada por referências a Kant, Mia Couto, Agostinho da Silva, Richard Bach e Antoine de Saint-Exupéry, Lourenço deu uma sugestão menos convencional… o “livro da natureza”: “estarmos em contacto com a natureza é mantermo-nos em contacto com esses princípios fundamentais que nos mantêm atentos àquilo que é importante… os valores.”
O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática, para uma participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.