Se achas impossível fazer uma viagem no tempo, o espetáculo “Lisbon Under Stars” prova-te o contrário. Sob as estrelas, há mais de 600 anos, nasceu a Igreja do Carmo. Hoje em ruínas, mas sob a mesma constelação, ali podes testemunhar, pela voz de Catarina Furtado, uma linha cronológica de acontecimentos históricos portugueses que ultrapassa os 600 anos.
Marcos como a Batalha de Aljubarrota, os Descobrimentos, o Terramoto de 1755 e a Revolução dos Cravos são alguns dos acontecimentos centrais que compõem este evento preparado pelo ateliê português OCubo, em parceria com o Museu Arqueológico do Carmo. A primeira edição aconteceu em 2018.
Numa experiência sensorial de cerca de 45 minutos, esta é uma oportunidade para vivenciares uma série de acontecimentos marcantes de Lisboa e do país. “A História torna-se mais interessante quando é contada como uma história”, assegura Nuno Maya, diretor artístico e cofundador do ateliê. Neste projeto, que a organização define como um “espetáculo imersivo”, combinam-se projeções 360º, efeitos visuais, dança e arte urbana ao som de grandes nomes portugueses. A exibição conta com a colaboração de Mariza e de Teresa Salgueiro, de Rão Kyao e dos Tocá Rufar com Paulo Marinho, da Companhia Nacional de Bailado e da coreógrafa Clara Andermatt, da Orquestra de Câmara da GNR, entre outros. Temas de Amália Rodrigues, José Afonso, Madredeus, Salvador Sobral, Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco estão incluídos no repertório.
A viagem, que se prolonga até à Lisboa contemporânea, promete proporcionar uma bagagem de conhecimentos históricos a todos os visitantes enquanto desfrutam de um momento lúdico. “As crianças vão passar a olhar para os antepassados com uns olhos mais divertidos”, garante Nuno Maya.
Segundo o diretor artístico, o projeto ganha mais valor no contexto da situação pandémica em que se vive. Ao demonstrar que a História é constituída por fases, alimenta a esperança de um futuro risonho, liberto da pandemia.
Neste momento, a lotação máxima é de 200 lugares fixos, com uma distância de dois metros entre o público.
Lisbon Under Stars
Ruínas do Carmo, Lisboa
Seg-Sáb, 21 e 22 horas, até 31 de outubro
Preço: 10 a 15 euros (gratuito até aos 5 anos)
Texto: Carla Ferreira