Publicidade Continue a leitura a seguir

Mala Mágica: encontros para ensinar a magia do circo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Está quase a chegar o próximo evento comunitário “Mala Mágica” Bipzip, no Bairro das Furnas, em Lisboa. Este encontro chama-se “O Prédio do Circo” e vai acontecer já no próximo sábado, dia 8 julho, pelas 16 horas.

Na prática, o evento juntará performances das crianças participantes nos ateliers de circo semanais, dos jovens do Centro Educativo Navarro de Paiva e de alunos da Escola de Circo do Chapitô. Tudo acontece no Auditório ao Ar Livre, no Largo Maria de Lurdes Pais Gomes, junto ao campo desportivo.

Caso não conheças o Projeto Mala Mágica, o TAG explica-te tudo: enquadrado no âmbito do Programa Bipzip 2022, tem Ateliers de Artes Circenses regulares, feitos com crianças dos 6 aos 12 anos.

Estes Ateliers e Workshops de Capacitação Cívica e Artística acontecem em áreas como o Malabarismo, Aéreos, Capoeira, Artes Plásticas, Música, Contos e Tradição Oral. E pretendem dar aos participantes ferramentas para que possam ser autores – e atores – na apresentação pública de espetáculos para a comunidade, como estratégia de empoderamento, diálogo e vinculação intergeracional.

Os mais novos descobrem assim a magia do circo, experimentando várias técnicas e percebendo também que o circo não é só brincar, mas também é educar!

Além disso, a Mala Mágica propõe-se a intervir com grupos em situação mais vulnerável (crianças, jovens e população sénior), desenvolvendo, através das artes circenses, competências cívicas, artísticas e comunicacionais.

Em resumo, o projeto decorre do trabalho artístico desenvolvido pela equipa de animação do Chapitô e os jovens são os atores das animações que a Mala Mágica dinamiza nas escolas, bairros e instituições parceiras. Tal como esta que acontece, sábado, nas Furnas… E agora, vamos ao circo?

Texto: Patrícia Naves