A Autoridade Marítima Nacional (AMN) ativou o plano Mar Limpo devido às minúsculas partículas de plástico que deram à costa na Galiza, em Espanha, e já removeu cerca de 400 “pellets” de várias praias entre Caminha e Aveiro.
São “quantidades muito pouco significativas” disse José Sousa Luís, porta-voz da AMN, à agência Lusa, sem confirmar se é o mesmo material da Galiza. Mas no passado dia 10 foi ativado o nível 2 (com coordenação regional do departamento marítimo do Norte) do plano de contingência para lidar com a eventual chegada desta “maré de plástico” a Portugal, estando a decorrer patrulhas diárias, com equipas “em prontidão”, explicou o porta-voz.
O granulado minúsculo, que é a matéria-prima para se produzir objetos de plástico, foi encontrado em maior quantidade nas praias da costa norte espanhola, depois de, a 8 de dezembro, terem caído ao mar de um barco, ao largo de Viana do Castelo, mil sacos com 26,2 toneladas.
Até à manhã desta sexta-feira (dia 12), estes granulados de plástico foram detetados no areal da praia do Forte do Cão até à praia de Vila Praia de Âncora (Caminha), nas praias de Afife, Paçô, Carreço, Cabedelo e Amorosa (Viana do Castelo), nas praias da Estela, da Aguçadoura e do Quião (Póvoa de Varzim), entre as praias Madalena e Valadares (Vila Nova de Gaia) e em Aveiro.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves