Media Lab JN grava noticiário radiofónico TSF na 2ª Ronda de Literacia para os Média do Cerco

Media Lab JN grava noticiário radiofónico TSF na 2ª Ronda de Literacia para os Média do Cerco

Os alunos do 6ºA da Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto puderam contar com o apoio da equipa do Media Lab JN para concluir o trabalho final da sua ronda de Literacia para os Média. 

A 6ª sessão desta ronda, na manhã da passada quinta-feira (20), ficou marcada pela gravação de um noticiário radiofónico, formato Rádio TSF, com notícias preparadas pelos alunos na semana anterior. Depois de se discutirem, como habitualmente, as notícias mais relevantes dos últimos dias, os 22 estudantes assumiram o papel de jornalistas radiofónicos, lendo as suas notícias em frente à turma, de microfone na mão.

Antes do momento de gravação, os estudantes puderam relembrar as regras de locução para rádio, que já tinham sido abordadas antes das férias de natal. Apesar da interrupção letiva, quando Mariana Amorim – formadora do Media Lab JN – perguntou aos pequenos repórteres quais eram as boas práticas de gravação para rádio, surgiram muitos dedos no ar, ansiosos por responder. Falar pausadamente, ter atenção à posição do microfone e adotar uma boa postura foram algumas das regras apontadas pelos alunos do 6ºA. 

Daniel Leal, jornalista e formador do Media Lab JN, aproveitou este momento para perguntar “e se nos enganarmos, o que acontece?”. “Gravamos outra vez!” foi a resposta indicada pela turma, que já tinham aprendido com a equipa do Media Lab que errar é normal e que até os repórteres mais experientes se enganam de vez em quando. 

O jornalista desportivo já tinha estado com a turma na 5ª sessão desta ronda, a 13 de janeiro, para falar com os jovens sobre o seu percurso profissional e para apoiar a turma na seleção e escrita das notícias. Nessa semana, com a ajuda do formador Media Lab e dos seus professores, os alunos folhearam exemplares do Jornal de Notícias, selecionaram notícias que acharam relevantes e reescreveram-nas por palavras próprias, respeitando a estrutura de uma notícia e as especificidades da escrita para rádio.

Uma vez escritas as notícias, e feitas algumas correções de última hora, chegou então, na manhã do dia 20, o momento das gravações: um a um, cada aluno gravou a notícia que tinha preparado, seguindo as indicações da equipa do Media Lab JN. 

Para além dos artigos do Jornal de Notícias, o noticiário radiofónico do 6ºA contou ainda com uma notícia de abertura muito especial, sobre o próprio Agrupamento de Escolas do Cerco. Dois alunos da turma saíram da sala de aula para observar o momento em que foi hasteada a bandeira Eco-Escolas 2020/21, junto do portão de entrada. Munidos de canetas e blocos de notas, os repórteres tiraram apontamentos sobre o que viram e prepararam uma notícia sobre este momento tão especial para a sua comunidade educativa. 

A sessão foi então concluída com a gravação desta notícia escrita a quatro mãos, momento que serviu igualmente como ponto de partida para uma discussão com a turma sobre o próprio projeto Eco-Escolas, o seu significado e a importância de todos adotarmos boas práticas ambientais, dentro e fora da escola. 

Este é já o 3º ano letivo em que o Media Lab JN colabora com o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, no âmbito da oficina de Literacia Mediática dos DIC – Domínios de Integração Curricular, um projeto que começou em 2019.

O Media Lab tem mais de uma década de existência, educando para a literacia mediática e para a cidadania ativa desde 2010. Saiba como participar no site do projeto.

 

Texto: Mariana Amorim (Media Lab JN)

Data de publicação: 26 de Janeiro de 2022