Após três meses de programações online devido ao confinamento, o Media Lab do Jornal de Notícias, regressou, na passada terça-feira (13), aos workshops de jornalismo de forma presencial nas escolas, desta vez na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto.
Com a missão de reescrever conteúdos noticiosos do Jornal de Notícias e gravá-los em formato de vídeo, alunos do 7º ano, participantes do programa de Domínio de Integração Curricular (DIC), tiveram a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos mediáticos e usufruir da experiência de serem jornalistas do Media Lab JN.
Com as suas notícias já escritas e acesso a equipamentos jornalísticos, como cenário, teleponto e câmaras, os 20 alunos foram divididos em grupos nos quais foram pivôs, repórteres de imagem e operadores de teleponto. Para Sara, de 12 anos, além de ser uma experiência divertida, gravar uma notícia em frente às câmaras trouxe-lhe uma sensação palpável da profissão: “Parece real e deu para me sentir um bocado jornalista”, comenta.
Diogo, de 13 anos, partilha da mesma impressão e diz que, “após a experiência de produção televisiva, quando assistir ao telejornal de novo saberei a dificuldade que os profissionais da área enfrentam”.
Compreender como é feito o trabalho dos media a partir da prática proporciona não só uma didática diferente para a aprendizagem dos alunos, mas também ajuda a fomentar a valorização da imprensa. Catarina Marques, professora de Literacia Mediática desta escola, observa que, “a cada atividade, a turma interessa-se mais pela leitura e compreensão das notícias”. Segundo a docente, “os alunos não têm o costume de ler jornais e, a partir da experiência na escola, o incentivo torna-se entusiasmo: a turma interessa-se por editorias para além do gosto habitual e ainda levam os jornais para casa”.
Sendo um projeto educativo que toca não só o âmbito escolar, mas também o compromisso social que o jornalismo carrega, o Media Lab promove diferentes workshops que possibilitam a compreensão da atuação dos media e a importância de estar bem informado. Há 10 anos a educar para a literacia mediática, este projeto implementa atividades de jornalismo em diversos formatos, (rádio, vídeo, redes sociais e jornal impresso) nas escolas portuguesas, de forma presencial e online.
O Media Lab – Jornal de Notícias – é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa. Saiba como participar no site do projeto.
Rebeca Silveira – Equipa Media Lab