O escritor Afonso Cruz escreveu uma história original, uma ode ao circo e a todas as suas artes. Ana Luena encenou a narrativa. Carlos Tê e Pedro Vidal compuseram a banda sonora, com músicas exclusivas, originais também. Tudo para o Circo de Natal do Coliseu do Porto que continua em cena com todos esses ingredientes e artistas do Mundo, que sabem bem como mostrar a magia e fazer sonhar miúdos e graúdos nesta época tão especial. O Natal está mesmo à porta.
Natal que é Natal tem circo para os mais pequenos. No palco do Coliseu do Porto, a receita é feita de fusão. Os clássicos circenses misturam-se com a contemporaneidade e o resultado é um espetáculo único e surpreendente. Equilibrismos e malabarismos que parecem impossíveis, voos ousados num trapézio, skates a toda a velocidade, acrobacias em trapézios nas alturas, e ainda aventuras dos palhaços e aquelas sonoras gargalhadas. Como habitualmente, um programa para toda a família.
Em Vila Nova de Famalicão, numa tenda montada para o efeito, o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo apresenta momentos bonitos e inspiradores compostos pelo seu Circo de Papel. A criação para este Natal conta as “Histórias de Maria” e inspira-se no livro “O banco” de Meghan, duquesa de Sussex. Resumidamente, Maria é a filha mais velha de três irmãos, treina com o circo da família “Bravo”, e tem mil e uma questões e curiosidades para perguntar ao pai. E, assim, circo contemporâneo e novo circo andam de mãos dadas num espetáculo emocionante sobre a magia da paternidade.
Cinco intérpretes, nacionais e internacionais, vestem várias peles e mostram diferentes técnicas e abordagens das artes circenses e do teatro físico em Famalicão. A narração é de João Manzarra, a direção artística de Juliana Moura. Há circo, muito circo para ver e sonhar, meninas e meninos.
***
Circo do Coliseu do Porto
Até 5 de janeiro
Preço: entre os 10 e os 20 euros, desconto de 75% para crianças até aos 3 anos,
50% para crianças até aos 12
www.coliseu.pt
“Histórias de Maria” do INAC
Até 5 de janeiro
Preço: gratuito para menores de 3 anos, 7,5 euros para crianças e idosos, 10 euros para adultos
Onde: Rotunda do Parque 1.º de Maio, Famalicão
www.circodepapel.com
Texto: Sara Dias Oliveira