Nova espécie de dinossauro pode ter sido descoberta em Portugal

Nova espécie de dinossauro pode ter sido descoberta em Portugal

 

Um conjunto de fósseis que foi descoberto na zona litoral de Torres Vedras, distrito de Lisboa, poderá pertencer a uma nova espécie de dinossauro carnívoro.

Foram escavados entre 2002 e 2003 e têm sido estudados por paleontólogos portugueses e espanhóis. “Apresenta características diferentes de todas as outras espécies conhecidas até ao momento do grupo carcarodontossaurios”, segundo Elisabete Malafaia, paleontóloga da Universidade de Lisboa. “Poderá tratar-se de uma nova espécie”, diz esta especialista em dinossauros terópodes.

Os fósseis referem-se a uma sequência de vértebras caudais articuladas, um pé direito praticamente completo, a medir meio metro, e diversos fragmentos do esqueleto do animal.

Para os paleontólogos, pertencem a um dinossauro carnívoro Alossauro mas mais evoluído, identificado no grupo do carcarodontossaurio, que teria 10 metros de comprimento e 4 ou 5 metros de altura.

Os estudos continuam para se conseguir identificar a espécie com exatidão. Além de poder ser uma nova espécie de dinossauro, é  o primeiro carcarodontossaurio encontrado em Portugal e um dos mais antigos do mundo, sendo o mais completo do Jurássico Superior.

 

Foto: Sociedade De História Natural De Torres Vedras/Lusa
Foto de arquivo de 2003 da sequência de vértebras caudais do exemplar de dinossauro durante os trabalhos de escavação na jazida de Cambelas