Um conjunto de fósseis que foi descoberto na zona litoral de Torres Vedras, distrito de Lisboa, poderá pertencer a uma nova espécie de dinossauro carnívoro.
Foram escavados entre 2002 e 2003 e têm sido estudados por paleontólogos portugueses e espanhóis. “Apresenta características diferentes de todas as outras espécies conhecidas até ao momento do grupo carcarodontossaurios”, segundo Elisabete Malafaia, paleontóloga da Universidade de Lisboa. “Poderá tratar-se de uma nova espécie”, diz esta especialista em dinossauros terópodes.
Os fósseis referem-se a uma sequência de vértebras caudais articuladas, um pé direito praticamente completo, a medir meio metro, e diversos fragmentos do esqueleto do animal.
Para os paleontólogos, pertencem a um dinossauro carnívoro Alossauro mas mais evoluído, identificado no grupo do carcarodontossaurio, que teria 10 metros de comprimento e 4 ou 5 metros de altura.
Os estudos continuam para se conseguir identificar a espécie com exatidão. Além de poder ser uma nova espécie de dinossauro, é o primeiro carcarodontossaurio encontrado em Portugal e um dos mais antigos do mundo, sendo o mais completo do Jurássico Superior.
Foto: Sociedade De História Natural De Torres Vedras/Lusa
Foto de arquivo de 2003 da sequência de vértebras caudais do exemplar de dinossauro durante os trabalhos de escavação na jazida de Cambelas