“Núbia, a menina-astronauta” mostra-te que podes ser o que quiseres 

“Núbia, a menina-astronauta” mostra-te que podes ser o que quiseres 

É uma história sobre resiliência e superação, sobre não permitir que os imprevistos da vida nos cortem as asas. Queres voar? Voa! Tu podes!

Ana Pires, sob o pseudónimo de Anita Guerra, e José Carlos (ao centro na imagem) lançaram recentemente o livro infanto-juvenil “Núbia, a menina-astronauta”. A obra bilingue (em português e inglês) é baseada numa menina real, sobrinha de Ana Pires, que trocou as voltas às dificuldades, mostrando que não há limites para a nossa força interior.

Nesta história para dormir, o tema central é “a vontade premente de voar”. As palavras de Ana e as ilustrações de José vão fazer-te mergulhar numa aventura mágica e… fica a promessa: se acreditares com muita força tu também vais poder voar. A narrativa vive também da paixão pela Ciência, Arte, Matemática, Engenharia e Tecnologia, tendo um prefácio escrito pela astronauta-veterana da NASA Nicole Stott.

Ana Pires é investigadora no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESCTEC e candidata a Cientista-Astronauta. Desde 2018 tem feito esforços para promover o voo espacial humano, astrogeologia, tecnologia e robótica em Portugal.

Por sua vez, José Carlos Amorim é técnico superior de História de Arte no Museu de Santa Maria de Lamas e estudante de doutoramento em Estudos do Património, ramo História da Arte na FLUP. Além disso é músico e apaixonado por desenho, pintura e artes plásticas.

Com este livro, publicado com o apoio da Flamingo Edições e Grupo Editorial Atlântico, os autores querem “inspirar muitas meninas e meninos a serem o que quiserem, sem limites”. Alinhas nesta aventura?

Texto: Mariana Albuquerque
Foto: Leonardo Rodrigues