Quem gosta de Banda Desenhada sabe que há muita coisa a acontecer e a ser publicada atualmente, numa velocidade de edições que nem sempre é fácil de acompanhar, e com uma qualidade gráfica cada vez mais impressionante.
Mas é também inegável que os clássicos, os personagens mais antigos que inspiraram livros, séries, filmes e as próprias BD de há algumas décadas têm uma vida e uma magia únicas.
De 19 a 29 de outubro, acontece mais uma edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e este ano a 34.ª edição é dedicada ao tema “Clássicos Intemporais”.
Durante 10 dias, o maior evento de banda desenhada em Portugal apresenta aos fãs um total de 13 exposições, com alguns dos mais aclamados ícones da banda desenhada nacional e internacional.
O festival volta a ocupar três espaços na cidade da Amadora, mantendo o Núcleo Central no antigo Ski Skate Amadora Park e conta com mostras, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras dedicadas ao tema. Entre as exposições, destaques para as comemorativas dos aniversários de personagens como o Super-Homem, a Mônica, o Garfield e o Tex, uma das mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada.
Mas há mais: pelo segundo ano, vais encontrar uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming e onde serão promovidas inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda-desenhada, como cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.
O evento termina com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, que atribui um prémio pecuniário à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.
Os bilhetes começam nos 2€ mas são grátis para crianças até aos 12 anos. Podes saber mais informações, consultar programa e tirar qualquer dúvida no site oficial, aqui.
Texto: Patrícia Naves