Há vários momentos que assinalam a chegada (cada vez mais cedo no calendário, já reparaste?) da época oficial do Natal.
Por cá, já estão montadas as iluminações nas ruas, decoram-se as lojas, surgem os primeiros mercadinhos. Na cultura anglo-saxónica há dois episódios já considerados marcos: nos EUA (e logo depois, no mundo) quando Mariah Carey, autora do maior hit de sempre da quadra (“All I Want for Christmas is You”), declara que já podemos voltar a ouvir a canção – e a sentir o Natal; e no Reino Unido, quando surgem os primeiros anúncios, sobretudo de uma das mais antigas e populares cadeias de lojas do país, a John Lewis.
Isto porque não estamos a falar de uns anúncios quaisquer. São, tradicionalmente, autênticos pequenos filmes, sempre com uma mensagem ou um significado tocante. São pensados com meses de antecedência e, logo que são revelados, causam imenso rebuliço na imprensa e redes sociais.
Este ano, o famoso anúncio da John Lewis já foi divulgado e é, no mínimo, original, estando por isso a dividir um pouco as opiniões.
Chama-se Snapper, The Perfect Tree (Snapper, a Árvore Perfeita) e mostra-nos um menino que compra uma semente no mercado local e a cultiva em casa, pensando que é um pinheiro de Natal.
Na verdade, é uma dioneia, também conhecida como apanha-moscas (Dionaea muscipula), uma planta carnívora que apanha e come normalmente insetos e aranhas.
O anúncio tem música vocalizada por Andrea Bocelli, que canta durante todo o tempo, em italiano, “La Vita e una festa”, ou “A vida é uma festa”, e pretende mostrar como as tradições não precisam de ser iguais todos os anos – ou iguais de lar para lar. E também como às vezes os teus planos podem sair “furados”, mas isso não é necessariamente uma coisa má…
Não te vamos contar tudo, até porque podes ver em baixo, mas a parte da estranha e enorme planta carnívora, que a dado ponto até assusta a família, não é totalmente unânime entre quem já assistiu, embora a maioria das pessoas que tem comentado aprecie a mensagem e a mudança.
Certo é que o impacto foi enorme e imediato: no primeiro dia online, o vídeo foi visto por 1,4 milhões de pessoas.
Resta acrescentar que a música será ainda editada num single de solidariedade, ou seja, com uma parte das vendas a reverter para instituições que ajudam a cuidar de jovens e famílias necessitadas.
Podes então espreitar o anúncio, aqui:
Texto: Patrícia Naves
Foto: DR/ John Lewis