“Há três novas oportunidades para veres um filme-concerto que te ajuda a perceber melhor a Revolução dos Cravos, que aconteceu há precisamente 50 anos.
Chama-se “O cravo da formiguinha Celeste” e nasceu de um texto de Lucie Tostain e Jacinta Silva. A partir dele, Alberto Fernandes e Pedro Gonçalves de Oliveira desenharam e interpretaram o ecossistema sonoro de um conto que retrata a narrativa do Cravo da revolução de Abril de 1974 e o papel de Celeste Caeiro.
Transmite uma visão crítica da injustiça social, cultural, educativa e económica na sociedade portuguesa durante o Estado Novo, destacando especialmente o papel da mulher nesse contexto.
No filme, o realizador Alberto Fernandes combina três linguagens artísticas para despertar a consciência social do público para estas questões tão importantes, que marcaram o nosso passado.
Este filme-concerto é especialmente vocacionado para crianças, a partir dos 6 anos, apresentando-se como uma fábula narrada com imagens reais do período antes do 25 de Abril. Além do público infantil, o filme é também direcionado para famílias e o público em geral, oferecendo uma experiência audiovisual única que combina elementos históricos com o educativo.
Já com duas apresentações feitas (27 de setembro na Casa de Esmeris e 5 de outubro em Oliveira Santa Maria) as próximas datas são 11 de outubro no Auditório António Gomes, 12 de outubro no Joannem Auditorium e 25 de outubro na Casa de Delães, sempre em Vila Nova de Famalicão.
A entrada é livre, limitada à lotação dos espaços. Podes saber mais aqui e ver um teaser abaixo:
Texto: Patrícia Naves