O Dia da Ecologia celebra-se no Pavilhão do Conhecimento

O Dia da Ecologia celebra-se no Pavilhão do Conhecimento

Assinalado todos os anos entre 14 e 16 de setembro, o Dia da Ecologia nasceu com o objetivo de aproximar o meio ambiente, os seres vivos e os cientistas que os estudam aos cidadãos e a um mundo em permanente mudança.

Este ano, para assinalar a data, o Pavilhão do Conhecimento, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ecologia, vai dedicar o dia 16 de setembro ao público jovem e às suas famílias, com várias iniciativas cheias de natureza e, claro, muita ciência.

Será um longo e verde dia: nesse sábado, entre as 10.30 horas e as 17.30 horas, os vários espaços daquele que é também o maior centro de ciência do país dedicam-se em conjunto à natureza, ao meio ambiente e aos seres vivos.

As atividades são para maiores de seis anos e muito variadas: durante a manhã, a Ecologia une-se às letras, através de duas sessões de leitura. Na primeira, o livro “Histórias num admirável… mundo invisível”, de Maria Amélia Martins-Loução, serve de mote para uma atividade de meter as mãos na terra – e vais poder conhecer os minúsculos seres vivos que habitam o solo!

Mas há mais leituras, na Biblioteca, com o livro “A revolta da natureza em Brimsa”, de Vanda Brotas Gonçalves. Nesta sessão os participantes vão ser ainda desafiados a descobrir os diferentes ambientes naturais que rodeiam o Pavilhão do Conhecimento e a fazer medições como um verdadeiro ecólogo.

A partir das 15 horas, cinco investigadores de diferentes áreas da Ecologia – Cristina Branquinho, Maria Ana Dias e Pedro Cardoso, do cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, e Pedro Anastácio e Rui Rosa, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – juntam-se no átrio do Pavilhão do Conhecimento para uma sessão de perguntas e respostas, limitada a 50 pessoas. É o momento para conheceres as respostas às questões que sempre tiveste sobre temas como os seres vivos e o seu papel na natureza, ou a sustentabilidade ambiental.

As inscrições para qualquer uma das atividades devem ser feitas online, aqui.

Texto: Patrícia Naves
Foto: Filipe Amorim /Arquivo Global Imagens