O fabuloso mundo de Agatha Christie em BD

O fabuloso mundo de Agatha Christie em BD

Agatha Christie foi uma escritora inglesa que ficou mundialmente conhecida pelas suas narrativas policiais. Nelas, há sempre um crime intrigante que nos desafia, para que tentemos reconstruir e deslindar o mistério, um detetive arrojado, inteligente e “fora da caixa”, que reúne os suspeitos antes do fim para apresentar a solução do homicídio, um ou vários assassinos de quem ninguém desconfia e um ambiente cheiinho de suspense.

Pois estas histórias têm agora uma adaptação para BD em português.

Trata-se de uma coleção que já tem oito volumes, da editora Arte de Autor, e que acompanha a edição original franco-belga, contando com diferentes autores em cada uma das adaptações, o que torna cada livro diferente dos outros.

Ora espreita o resumo ou sinopse de cada uma das BD para ver se ficas com vontade de entrar no mundo fabuloso da “Rainha do crime”:

 

Os Crimes do ABC

Há um crime? Não, são vários! Hercule Poirot, o maior detetive do mundo, parece baralhado com um homicida desconcertante, que o avisa antecipadamente e por charadas dos seus crimes e o desafia a apanhá-lo. É uma corrida desesperada contra o tempo e há só uma pista, um guia de transportes. Ah, e esses assassinatos sucedem-se por ordem alfabética.

 

Encontro com a morte 

Num hotel luxuoso de Jerusalém, há uma cliente temperamental que maltrata toda a gente. Um dia, aparece morta nas ruínas de Petra e todos parecem ter tido motivo para a matarem. Só o imbatível Poirot conseguirá deslindar toda a trama e identificar o verdadeiro culpado.

 

Mister Brown – Os Beresford (PNL)

Prudence Cowley (Tuppence) e Thomas Beresford (Tommy) são dois «velhos» amigos. Ambos são envolvidos num caso de espionagem, em que terão de lidar com um misterioso adversário, Mister Brown. Este anda disfarçado e pretende recuperar documentos comprometedores confiados a uma jovem sobrevivente de um naufrágio. Mr. Brown arquiteta um plano de agitação social no Reino Unido para tentar anular a descoberta desses perigosos documentos. Mas eis que Tuppence e Tommy entram em ação. Conseguirão eles evitar o pior?

 

Miss Marple – Um cadáver na biblioteca (PNL)

O cadáver estrangulado de uma mulher desconhecida é descoberto na biblioteca da residência do casal Bantry. A esposa pede então ajuda à sua velha amiga Jane Marple, uma senhora muito perspicaz e conscienciosa, que irá tentar descortinar a espantosa história que está por detrás desta morte.

 

No início, eram 10…

Publicado originalmente em português como Convite para a morte, é o romance mais conhecido e adaptado da Rainha do crime. Há oito pessoas que não se conhecem de lado nenhum e que são convidadas para uma casa numa ilha, onde vive um casal de empregados. Depois, surge uma estranha lengalenga que encadeia a morte sucessiva de dez soldados… Há chuva, vento, um ambiente pesado de cortar a respiração. Que mistérios esconde cada uma dessas personagens? Onde estão os donos da casa que convidaram toda aquela gente?

 

Crime no expresso do Oriente (PNL)

Tudo se passa numa viagem do famoso expresso do Oriente, em pleno inverno de 1934. A neve obriga à paragem do luxuoso comboio num lugar deserto, cerca da meia-noite. Quando amanhece, descobre-se um cadáver. Um importante americano morre com uma dúzia de punhaladas e a porta do seu compartimento está trancada por dentro. Como foi possível? Só que um dos passageiros é nosso Hércule Poirot, o qual conduzirá brilhantemente a investigação ao homicídio.

 

Morte no Nilo

A ação acontece num cruzeiro no Nilo, Egito. De repente, todos ficam em choque: é encontrado o cadáver de Linnet, uma bela mulher, cheia de estilo e rica, odiada e invejada por quase todos os passageiros. Contudo, embora as aparências apontem para um óbvio suspeito, todos os tripulantes parecem ter um qualquer motivo para a matar. É que naquele cenário exótico nada é exatamente o que parece… Hercule Poirot está lá e recorda-se de ter ouvido alguém dizer: “Receio perder a cabeça … ter vontade de a matar…”…

 

Hercule Poirot – Crime no Campo de Golfe

Este foi o último livro da coleção a dar às bancas e trata-se da segunda investigação de Poirot que testa até à exaustão as suas “celulazinhas cinzentas” para resolver este mistério. Acompanhado do capitão Hastings, ele viaja para França a pedido de um rico industrial que receia ser assassinado. Contudo, quando lá chega, o homem já está morto, mas isso não é razão para Poirot desistir. Tudo fará para encontrar o assassino, pelo meio de uma trama insidiosa e intrigante.

Sobre a autora

Considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX, Agatha Christie nasceu em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. A experiência em hospitais durante a I Guerra Mundial, nomeadamente o conhecimento sobre venenos e preparados, e as inúmeras viagens um pouco por todo o mundo acompanhando o marido, serão uma riquíssima fonte de conhecimento de inspiração para maior parte dos seus famosos policiais. Estes, traduzidos em mais de 100 línguas, são verdadeiramente a sua imagem de marca, pelas tramas insondáveis e personagens fascinantes que criou, passando a ser conhecida como a “Duquesa da morte “ou a “Rainha do crime”.

Há detetives que se tornaram imortais, como Miss Marple ou os Beresford, mas o mais conhecido é Hercule Poirot, agente reformado da polícia belga, detetive brilhante e de aspeto extravagante, cujos métodos de investigação são únicos e infalíveis, graças às suas “celulazinhas cinzentas”. Algumas das suas obras já foram adaptadas ao cinema (caso de “Crime no Expresso do Oriente” e, prestes a estrear, “Morte no Nilo”), mas há também séries, sobretudo inglesas, que recriam as suas fabulosas e intrigantes histórias. Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976.

 

Texto: Maria José Pimentel