A vida dos aracnídeos tem muito por onde explorar e a exposição “Viagem ao Mundo das Aranhas” mostra tudo – ou quase. De que fibras são feitos estes bichos de oito patas, como se comportam no dia-a-dia, como constroem teias com fios de seda, e o importante papel que desempenham no equilíbrio dos ecossistemas. Vamos espreitar?
Esta mostra está em Aveiro e tem 40 aranhas e escorpiões vivos, de vários continentes, representativos da sua biodiversidade. Não é preciso ter medo. Os animais estão em terrários de vidro, por questões de segurança, e apresentam-se acompanhados de descrições detalhadas sobre a espécie a que pertencem e respetivas explicações sobre a sua biologia. E há curiosidades que surpreendem: alguns destes bichos têm oito olhos e uma parte do corpo preparada para injetar veneno nas suas presas.
As aranhas são pequenas mas têm um sistema nervoso bem desenvolvido e são verdadeiras artistas no desenho de teias leves, elásticas e resistentes. Sabias que as teias de aranha chegam a esticar quatro vezes o seu comprimento inicial e aguentam altas temperaturas? Ao contrário de outros insetos, as aranhas não têm antenas mas estão sempre atentas ao que se passa à sua volta. E sabes que há tarântulas que libertam pelos urticantes que são as suas armas de defesa quando se sentem em perigo? E que os escorpiões ficam fluorescentes quando são iluminados com luz ultravioleta?
Nesta exposição, há muito mais para descobrir e aprender. Dois exemplos: a viúva é uma das espécies de aranhas mais venenosas do mundo; a tarântula-golias-comedora-de-pássaros é a maior espécie de todas neste admirável universo dos aracnídeos.
E não se fica por aqui. Estes animais alimentam-se de insetos que poderiam tornar-se pragas e, desta forma, zelam pelo bem-estar da natureza. É uma missão da máxima importância. O Homem anda a estudar o potencial da seda das aranhas e do seu veneno para perceber se há aqui alguma possibilidade de tratar determinadas doenças. Como vês, há muito por onde explorar nesta viagem ao fantástico mundo das aranhas. Deixa o medo em casa e parte à descoberta.
***
Viagem ao Mundo das Aranhas
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Terça a sexta, das 10 às 13 horas e das 14 às 17
Sábados, domingos e feriados das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas
Até 1 de março de 2020
Bilhetes a partir dos 2,50 euros. Entrada gratuita até aos dois anos
Texto: Sara Dias Oliveira