O melhor do cinema de animação para ver no MONSTRINHA

O melhor do cinema de animação para ver no MONSTRINHA

O MONSTRA está de volta e o MONSTRINHA também. De 7 a 17 de março, o Festival de Cinema de Animação de Lisboa traz o melhor do que se faz no cinema animado, em todo o mundo, à nossa capital.

Criado em 2000, o evento tem como grande objetivo celebrar esta arte em todos os seus aspetos, promover o encontro entre pessoas de diferentes setores e transmitir novos olhares, usando como base a linguagem do Cinema de Animação.

Com o passar dos anos, o festival evoluiu para o conceito de MONSTRA à solta: primeiro, em Lisboa, invadindo a cidade em vários espaços e depois pelo país, visitando anualmente, em itinerância, mais de 40 cidades.

Agora, o programa forte do evento MONSTRA acontece então neste início de março, mais vocacionado para o público adulto.

Mas, em simultâneo, chega também o MONSTRINHA, evento paralelo que procura alimentar a paixão pelo cinema de animação dos mais novos. E “quem sabe um dia temos realizadores a incluir a MONSTRINHA nos discursos de agradecimento enquanto recebem prémios pelo mundo fora”, escrevem os responsáveis do festival.

Como em anos anteriores, as sessões MONSTRINHA incluem ciclos dedicados a diferentes idades (3-5, 6-9, 10-14, 15-20), em duas fases: a primeira já aconteceu em fevereiro, com a visita a algumas escolas, e agora, também de 7 a 17 de março, a MONSTRINHA Escolas recebe mais alunos durante os dias do festival.

Este ano o programa MONSTRINHA inclui filmes da Arménia, Croácia e México, entre outros países.

O público vai poder conhecer piratas que tocam violoncelo, leopardos sem pintas e o rei das salsichas. Também há histórias sobre árvores, sobre ter medo do escuro, sobre refugiados e sobre a amizade entre um dragão e uma nuvem.

O programa MONSTRINHA Geração M inclui curtas do país vizinho, da Turquia, China ou Canadá, com “cães que comem trabalhos de casa ou com máfia da cozinha em guerras de queijo ralado”.

Podes consultar o programa online, onde também são feitas as inscrições, que ainda estão abertas – quem sabe a tua turma pode inscrever-se, se ainda não o fez?

Mas há mais: o Monstrinha Baby, para os mais pequenos, dias 9, 10 e 16 de março no Cinema São Jorge e dia 16 de março na Cinemateca de Lisboa.

A Cinemateca acolhe também, novamente a 16 de março, várias sessões para Pais e Filhos, que podes consultar aqui.

Texto: Patrícia Naves