O Pai Natal dos Oceanos está de regresso ao Sea Life Porto com dicas de conservação e um desafio especial para os mais pequenos, convidados a desenhar a sua visão para um Natal mais verde.
Este ano, a iniciativa do aquário da Invicta com este novo desafio tem como objetivo promover uma maior consciência ambiental junto dos mais novos. Além do tradicional mergulho no tanque principal, que começa a 7 de dezembro e traz importantes conselhos ligados à conservação dos nossos mares, o Pai Natal dos Oceanos convida os mais pequenos a participarem num concurso de desenho.
As obras vencedoras serão depois mostradas debaixo de água, lado a lado com fascinantes animais como a Raia Uge Americana, os tubarões de pontas pretas ou a tartaruga verde gigante Mariza.
Até 8 de dezembro, as famílias ainda podem submeter os desenhos dos pequenos artistas, com idades até aos 12 anos, que deverão corresponder a dois critérios: tendo como mote a proteção dos oceanos e dos animais que os habitam, mostrar de que forma podemos viver um Natal mais sustentável e, claro, incluir o Pai Natal dos Oceanos, com o seu icónico fato azul!
O Sea Life vai depois selecionar os dez desenhos mais criativos, que serão expostos no aquário até janeiro, na sala dos “Vilões da Poluição”. Entre 10 e 15 de dezembro, os visitantes vão poder votar no seu desenho favorito, com os três grandes vencedores a serem anunciados no dia 16 de dezembro, e mostrados a todos os visitantes nos mergulhos do Pai Natal dos Oceanos, entre 20 e 24 de dezembro.
Entretanto, será possível acompanhar as aventuras do velhinho de barbas brancas por entre os 500 mil litros de água do Reino de Salácia do aquário, bem como conhecer os conselhos de sustentabilidade ambiental que traz consigo em cada mergulho, num ano fortemente impactado por fenómenos climáticos extremos, e no âmbito de uma das épocas de maior consumo do ano.
Este Natal, às mais de três mil criaturas que vivem nos habitats interiores e exteriores do Sea Life Porto somam-se a nova Maternidade de Corais, o primeiro programa nacional de reprodução e distribuição de corais ameaçados para a rede mundial Sea Life, e a exposição “Mexilhões de Água Doce”, que tem como objetivo consciencializar a população para a urgência de preservar espécies ameaçadas de bivalves ainda desconhecidas, mas muito importantes para os ecossistemas de água doce.
As aventuras submarinas do Pai Natal podem ser visitadas às 16 horas nos dias 7, 8, 14, 15, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, e às 12.30 horas no dia 24 de dezembro.
Texto: Patrícia Naves