Publicidade Continue a leitura a seguir

O que é ser de esquerda ou de direita?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há partidos de direita, há partidos de esquerda e há partidos do centro. É como se existisse uma linha que divide os principais pensamentos de cada um, conforme o que defendem. Mas o que é que isso significa?

A História conta-nos que os termos política de direita e política de esquerda surgiram na Revolução Francesa, no século XVIII, e estavam relacionados com o lugar que os políticos ocupavam no parlamento francês. Quem queria que o rei tivesse mais poder, estava sentado à direita. Quem queria que o rei tivesse menos poder, sentava-se à esquerda. 

 

As diferenças entre as ideias políticas de esquerda e direita

E o centro, o que é?

Os políticos mais próximos do centro, como os do PS e do PSD, encontram políticas boas nos dois lados. Por isso, mesmo que prefiram um deles – o PS está à esquerda e o PSD mais à direita -, aceitam que é possível conciliar ideias vindas das duas ideologias.

Imigração é tema atual que divide

A imigração é outro tema atual e que divide a Esquerda e a Direita. As pessoas de esquerda dizem que a entrada de estrangeiros no país ajuda a sociedade. As de direita preferem que cheguem menos imigrantes, porque dizem que é pior para todos.

Os partidos da mesma área não são todos iguais

O PS, o BE, o PCP e o PAN estão à esquerda, em Portugal.  O PSD e o CDS-PP estão à direita.  Mas os partidos da mesma área política não são todos iguais. Embora tenham ideais comuns, defendem prioridades diferentes ou aceitam que há ideias do seu lado que já estão ultrapassadas ou são menos importantes do que outras.

Sara Dias Oliveira