Os novos jogos de tabuleiro para toda a família

Os novos jogos de tabuleiro para toda a família

Entreter, educar, criar laços e fomentar a criatividade e estratégia são algumas das vantagens dos jogos de tabuleiro, uma ocupação analógica para todos os jogadores e momentos. Esta é a leitura de Alberto Pereira, responsável pela associação Cidade Curiosa, que ativa a Ludoteca da Estufa, em Braga.

Miúdos, graúdos, sozinhos, grupos, famílias, amigos. Os jogos de tabuleiro não têm um consumidor único e as novidades provam-no. Se procura um jogo mais complexo e ligado à ciência, Alberto destaca o lançamento de “SETI – Search for Extraterrestrial Intelligence”, que “coloca os jogadores no papel de cientistas a interpretar sinais do espaço, promovendo colaboração e pensamento crítico”.

“Chaves Mágicas”, um jogo cooperativo, é a melhor opção para “introduzir crianças no universo dos jogos de tabuleiro”. Não está dependente de linguagem, pode ser adquirido em qualquer idioma.

Para unir a família, Alberto Pereira recomenda “Harmonies”, um novo “tributo à natureza e à estratégia leve”.

Estes e outros podem ser jogados, gratuitamente, na Ludoteca da Estufa, onde é ainda possível conhecer o novo jogo local, “Gato de Rua”, criado em Braga e baseado nas políticas municipais de proteção animal – “uma experiência educativa e de sensibilização”, remata Alberto Pereira.

 

Texto: Sara Sofia Gonçalves
Foto: Igor Martins / Arquivo