Publicidade Continue a leitura a seguir

Passa a Palavra: diferentes formas de contar histórias para todas as idades

Publicidade Continue a leitura a seguir

É altura de contar histórias, mesmo que a ferramenta usada não seja necessariamente sempre o livro. A 6.ª edição do “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios de Narrar” decorre no Centro Histórico de Oeiras, entre os dias 8 e 12 de novembro, este ano também com o São Martinho como pano de fundo.

Por diversos espaços deste concelho da Grande Lisboa o festival irá trazer a magia e o encantamento das várias formas de contar: contadores de histórias, oficinas de expressão artística, música, animação de rua, conversas e um mercadinho são algumas das propostas.

A programação divide-se pelo Palácio do Egipto, Livraria-Galeria Municipal Verney, Mercado Municipal de Oeiras, Largo 5 de Outubro e arredores. Este ano, acolhe também as atividades regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras – “Todos os Livros” (com José Rodrigues dos Santos, dia 8) e “Nós Leitores” (Samuel Úria, dia 9) –, destacando o trabalho de promoção do livro e da leitura que estes espaços já desenvolvem normalmente.

Todas as atividades do festival, à exceção de um Jantar Narrado, são de participação gratuita. Algumas necessitam de inscrição prévia.

Entre os destaques de um programa que podes consultar online, os dias de sexta-feira e sábado trazem propostas muito diversas e surpreendentes.

O serão de sexta-feira traz, por exemplo, o “Concerto para uma Árvore”, de Fernando Mota, um ciclo de criações que se caracteriza pelo desenvolvimento de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros a partir de árvores, ramos, rochas e outros elementos naturais. Há também um concerto de leitura de textos de Eduardo Galeano, com Miguel Gouveia, e um serão de contos com Ana Sofia Paiva e Luís Carmelo.

No sábado e domingo, 11 e 12, há mercados, jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, oficinas de ilustração e outras. Este ano, a organização diz ter apostado na animação de rua e envolvimento da comunidade, sendo que podes contar com gigabombos, gigantones, música, marionetas e bailes tradicionais no centro histórico de Oeiras.

As rubricas “Ouvir Juntos e Descobrir Juntos”, dirigidas a famílias com bebés e crianças, também estão mais completas, com um grande número de sessões de contos, espetáculos e oficinas. O projeto é do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias – Associação Cultura. Informações e inscrições online, aqui.

Texto: Patrícia Naves