A novidade surgiu no início de abril: a pensar na situação financeira mais complicada de muitas famílias portuguesas, por um lado, e manifestando apoio e acolhimento a novas famílias a chegar ao nosso país (como ucranianas), por outro, foi criada uma Bilheteira Solidária no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.
Quer isto dizer que há 20 entradas gratuitas disponíveis todos os dias – seja para pessoas ou famílias, desde que queiram mas não consigam visitar este centro educativo. Segundo explica a instituição, a ideia é também dar “uma resposta à realidade atual, prevendo que os cidadãos que se encontram em deslocação forçada possam ter acesso ao conhecimento no país de acolhimento, apesar da complexa realidade global”.
O pavilhão quer promover um acesso à cultura e ciência e uma cidadania ativa, sempre tendo como lema “A Ciência é para todos”. Os interessados só têm de pedir os bilhetes solidários, num projeto que funcionará numa base de confiança, não sendo preciso provar as carências económicas.
Sapatos à porta
Mas há mais novidades neste espaço! Foram também criadas novas regras de acesso ao Pavilhão do Conhecimento e estas definem que os visitantes terão de deixar os sapatos à porta.
Como já deves saber, o hábito de deixar sapatos na entrada é praticado há décadas em vários países, como por exemplo no Japão, e é cada vez mais considerado uma fonte de promoção de higiene e de saúde pública, pelo que o centro dará o exemplo. Ao mesmo tempo, ao largar os sapatos na entrada, podes explorar uma ativação sensorial da planta dos pés…
Foto: Filipe Amorim/Arquivo Global Imagens