Pés na terra a olhar para o espaço

Viagem à boleia do físico Carlos Fiolhais

Viver noutro planeta. Será que é possível?

Sim, é possível, mas não é fácil. O planeta mais perto da Terra chama-se Vénus e não é habitável porque a sua superfície é demasiado quente. O planeta habitável mais perto da Terra é Marte, só que a falta de oxigénio para respirar e de água para beber complicam a possibilidade de habitarmos lá. A sua atmosfera é formada principalmente por dióxido de carbono e não há água líquida à superfície, apesar de existirem lagos gelados nas regiões polares.

Foram descobertos 7 planetas parecidos com a Terra. E agora?

pia21422_hires

É mesmo verdade. Recentemente foram descobertos sete novos planetas a uma distância de 40 anos-luz da Terra (isto é, a luz que parte de lá demora 40 anos a chegar aqui). É muito interessante porque alguns desses planetas poderão ter condições para ser habitáveis. Mas não sabemos se têm atmosfera. Há muita coisa ainda por descobrir.

Vida fora da Terra. Será que existe?

Essa é uma grande pergunta à qual os cientistas estão a tentar responder. Até agora não há qualquer prova. E sabes uma coisa? Procura-se vida fora da Terra de várias maneiras: em meteoritos que vindos do Espaço caem na Terra, enviando sondas a planetas e suas luas do sistema solar, ou ainda procurando saber se há alguns sinais de rádio enviados de longe por eventuais seres inteligentes. Será muito interessante saber se a vida fora da Terra é parecida com a da Terra, não achas?

Já ouviste falar em extraterrestres? Afinal, o que são? Serão verdes?

Não serão verdes, nem de outras cores. Não são conhecidos quaisquer seres vivos extraterrestres. Nem sequer uma bactéria e muito menos seres semelhantes a nós. Portanto, até agora, só podes ver extraterrestres em filmes ou na banda desenhada.

 


O ESPAÇO É MUITO GRAAAAAANDE!  


 

O Homem já foi à Lua. Podia lá ficar?

Sim, embora seja difícil tal como no caso de Marte. Na Lua não há sequer atmosfera e a água é gelada em regiões polares. Na falta de atmosfera, um astronauta na Lua está sujeito a uma forte radiação vinda do Sol e do Espaço. Seria muito complicado lá ficar.  Pode-se pensar em instalar uma base na Lua, mas uma base em Marte é bem mais interessante.

 


VAMOS DAR UMA VOLTA A MARTE!


 

As pessoas flutuam no Espaço. Sabes por que isso acontece?

É engraçado, não é? E tem uma explicação. Os astronautas a bordo de uma nave em órbita da Terra flutuam porque relativamente à Terra têm o mesmo movimento que a nave, causado pela força da gravidade. Podemos dizer que relativamente à Terra, a nave, com os astronautas lá dentro, está sempre a cair, a cair, sem nunca chegar cá baixo. Está sempre sempre à roda da Terra. Relativamente à nave, os astronautas estão parados e é por isso que parecem flutuar.

Há muitas estrelas no céu? Como são e o que fazem? É possível contá-las?

Há cerca de cem mil milhões de estrelas só na nossa galáxia, a Via Láctea, e calcula-se que a maior parte tenha planetas. As estrelas como o Sol são bolas de hidrogénio que se transformam em hélio, libertando enorme energia. Podes tentar contar as estrelas, mas são mesmo muitas. É um trabalho muito difícil. Sem telescópios podemos contar cerca de 9000 estrelas em todo o céu e com o telescópio veem-se muitas mais. Há muitas outras galáxias para além da nossa e não podemos distinguir as estrelas dentro de muitas delas, nem mesmo com o telescópio.

O QUÊ????

.Será possível realizar uma viagem espacial tripulada a Marte, provavelmente ainda durante este século.

.Os planetas para lá de Marte não são rochosos e, por isso, não são habitáveis. Existem planetas fora do sistema solar mas estão muito longe. O mais perto está a quatro anos-luz, isto é, viajando à velocidade da luz (o que é impossível) demoraríamos quatro anos a lá chegar.

.As estrelas maiores e, por isso, mais pesadas do que o Sol podem fabricar elementos químicos mais pesados do que o carbono, como por exemplo o ferro. As estrelas pesadas que explodem chamam-se «supernovas». Foi uma explosão de uma supernova que espalhou o ferro que encontramos dentro de nós, pelo que podemos dizer que “somos filhos das estrelas”. Parte da nossa matéria veio de lá.  

.A NASA é a agência espacial norte-americana. A NASA estuda o Espaço e organiza missões espaciais, tripuladas e não tripuladas.

.Na Europa, o equivalente da NASA é a ESA, a Agência Espacial Europeia, de que Portugal faz parte.

.Ainda não tivemos astronautas portugueses no Espaço, mas há muitos portugueses que trabalham na ESA ou para a ESA.

Sara Dias Oliveira