Chamam-se Pinheiros Bombeiros, pretendem trazer de volta um pouco das memórias dos natais de antigamente, são para uma excelente causa e, se ainda não tens pinheiro este Natal, é uma ideia que podes querer passar aos teus pais, para viver a época ‘à séria’.
Em www.pinheirobombeiro.pt, é possível alugar um pinheiro verdadeiro, usá-lo no Natal, devolvê-lo no final da época e com isto ajudar os bombeiros, que este ano passaram por tanto, e o ambiente!
O custo destes Pinheiros Bombeiros (cerca de 20 euros) reverte então para equipar Bombeiros Voluntários com material profissional, mas também os pinheiros devolvidos em janeiro são transformados em biomassa para os quartéis; e pelo meio deste processo, tens aquele cheiro e aspeto tão característicos de um Pinheiro!
E há mais: estes pinheiros tiveram mesmo de ser cortados para limpeza de matas e prevenção de incêndios, mas podem agora ter uma segunda vida!
Tudo isto funciona com ajuda de uma empresa de aluguer de tudo e mais alguma coisa, uma startup portuguesa, a Rnters, e no site do pinheiro bombeiro pode-se encomendar, pagar, agendar entrega ou levantamento… e depois em janeiro, é só devolver! Este ano só é possível em Lisboa, mas para o ano prometem alargar. Mas atenção, tudo isto é só até dia 17 por isso se queres um pinheiro do «Natal de antigamente», dos que cheiram, é correr!