Aos 25 anos, Gonçalo Peixoto é já um nome conhecido na moda nacional. Aos 17 lançou a própria marca, legalmente criada quando atingiu a maioridade. Nessa altura ainda estudava na Cenatex e o projeto “transformou-se numa coisa a sério”.
Seguiu-se a licenciatura em Design de Moda na ESAD, Matosinhos, depois de arriscar as primeiras coleções e ter aparecido numa revista internacional. Nessa altura, chamou à atenção de Rita Pereira que começou a surgir vestida por ele, mediatizando o seu nome. Hoje são os melhores amigos.
Natural de Famalicão, Gonçalo agarrou as primeiras oportunidades determinado em marcar a diferença. “Não quero ser mais um”, repete regularmente, enquanto as suas criações desfilam em eventos e na televisão. Cristina Ferreira é uma das famosas portuguesas que costuma vestir e ousar com peças Gonçalo Peixoto, enquanto lá fora tem celebridades como Taylor Swift entre as fãs do seu trabalho.
Gonçalo recorda que a paixão pela moda começou cedo quando, “muito novo”, ia com a mãe às compras “e adorava escolher-lhe os looks”. Se bem que em criança quisesse ser “cantor”. Isto porque “tinha a mania que cantava bem”, afirma. De resto, “sempre fui muito bem comportado”, assegura, em mais um vaivém entre o Porto, onde vive e trabalha, e Lisboa, onde tem muitas clientes.
Com uma forte presença digital, com quase 54 mil seguidores no Instagram, o jovem criador garante que “é sempre honesto”. “Algumas coisas guardo só para mim, mas o que publico é realmente a minha vida. Tento mostrar tanto o meu lado privado como o profissional”, explica, ele que também já entrou no rol de influenciadores.
Ser feliz a fazer aquilo de que gosta realmente é o maior sonho de Gonçalo Peixoto que, a par da Moda Lisboa, em nome próprio, já se prepara para participar na próxima edição do Portugal Fashion, no Porto, em colaboração com a marca Decenio. Será em outubro, pouco mais de um ano após se ter mostrado, pela segunda vez, na Semana da Moda de Milão.
Texto: Sara Oliveira
Queres ver mais Quando eu era pequenin@? Vê aqui.