O Museu do Oriente tem uma oficina fascinante, indicada para adolescentes (ou adultos) que gostam ou pretendem aprender as técnicas de recorte de papel.
Acontece este sábado, 19 de outubro, das 10 às 12 horas. Vais entrar em contacto com os TATEBANKO, dioramas japoneses que recriam, em miniatura, cenas de teatro, história, mitos, paisagens e a vida do dia-dia.
O material de base são gravuras cheias de cativantes detalhes, que são recortadas e coladas para compor os dioramas.
Nesta oficina, cada participante irá escolher uma cena impressa, para recortar e colar o seu próprio diorama.
O objetivo é aprender a técnica de recorte de papel e explorar o potencial lúdico das impressões em papel, a exemplo do que se fazia no Japão antigo.
A guia nesta aventura é Mar Delmar, artista e ilustradora de Barcelona. Já ilustrou mais de 20 livros (infantis e para adultos), trabalhou para Penguin Random House, Christian Louboutin, “The New York Times”, Entertainment Weekly, Architectural Digest, Deloitte, entre outros.
O seu trabalho tem sido destacado em revistas, jornais e blogues em todo o mundo e já colaborou com galerias como Spoke Art Gallery (São Francisco e Nova Iorque, EUA), Galleries 1988 (Los Angeles, EUA), Copro Gallery (Los Angeles, EUA), Modern Eden Gallery (São Francisco, EUA), Gorjfest Art Festival (Targu Jiu, Roménia), Youn Gallery (Montreal, Canadá), Boom (Victoria, Austrália), etc. onde tem vendido pequenos dioramas e outras obras de arte originais para colecionadores em todo o mundo.
A oficina será conduzida em língua inglesa e custa 30 euros, incluindo todos os materiais. Os bilhetes podem ser pré-comprados online.
Texto: Patrícia Naves