O Centro Interpretativo da História do Bacalhau ergueu-se em memória de uma herança cultural e símbolo identitário da cidade e do país. Com vista para o rio Tejo, local que recebeu tantas embarcações, conta como foi a descoberta da Terra Nova e a aventura pela pesca nos mares salgados.
Ao longo de dois grandes módulos – “O Mar” e “A Mesa” – é dada a conhecer a tradição com a ajuda da tecnologia. Poderás conhecer as rotinas dos pescadores e ter uma experiência a bordo dos dóris (isto é, as pequenas embarcações usadas para a pesca).
Sabias que a fêmea do bacalhau pode produzir de três a nove milhões de ovos de uma só vez? No Centro Interpretativo podes aprender curiosidades deste género e também imaginar o futuro do peixe, o seu consumo, a pesca sustentável e novas formas de o cozinhar. Além disso, será dos poucos sítios capaz de te explicar quem foram os famosos Brás e Gomes de Sá.
O espaço museológico, que conta uma das mais épicas histórias de Portugal, entre variadas experiências interativas e imersivas, também tem uma área dedicada à degustação: o Terra Nova é um restaurante temático, onde o bacalhau é, claro, o protagonista. O centro integra também uma mercearia em que, além da venda de várias especialidades do peixe, selecionadas em parceria com a Ludgrade e a Terra do Bacalhau, dispõe de artigos de merchandising e também literatura.
A visita pode ser efetuada de forma autónoma com uma aplicação de audioguia descarregável para o smartphone e com toda a informação em formato bilingue (português e inglês).
Centro Interpretativo da História do Bacalhau
Segunda-feira a domingo, das 10 às 20 horas
Torreão Nascente, Terreiro do Paço, Lisboa
Preço: 2 a 11,50 euros (gratuito para menores de 6 anos)
Texto: Carla Ferreira