Foi encontrado em Madagáscar o réptil mais pequeno do mundo. O corpo do macho adulto descoberto mede 1,35 centímetros. Com a cauda, o tamanho chega aos 2,2 centímetros. Já a fêmea apresenta um corpo superior, que alcança os 1,9 centímetros. Cabem na ponta de um dedo!
O camaleão, descoberto por um grupo internacional de cientistas, foi apelidado de brookesia nana, nome que deriva da sua família de répteis, e vive na floresta tropical do norte de Madagáscar.
A família de camaleões brookesia é conhecida por apresentar pequenas dimensões, mas a recém-descoberta espécie surpreendeu pelo tamanho ainda menor. O anterior réptil mais pequeno do mundo era o brookesia micra [na imagem] e mede 1,99 centímetros, agora destronado pelo novo campeão, que mede menos 6,4 milímetros.
Além de o brookesia nana ser agora considerado o réptil mais pequeno do mundo, é também descrito como sendo o mais pequeno dos vertebrados superiores, que são os vertebrados com um cérebro de tamanho superior.
A nova espécie de camaleão poderá estar sob ameaça de extinção, uma vez que a floresta tropical onde habita se encontra em grande pressão devido à desflorestação. No entanto, a zona florestal em causa foi recentemente designada como área protegida, o que pode ajudar a preservar esta e outras espécies.
Madagáscar é conhecido por ter outros animais em miniatura, incluindo o primata e os sapos mais pequenos do mundo. A razão para este fenómeno é ainda desconhecida, dizem os cientistas.
Texto: Sara Sofia Gonçalves