Dia 28 de julho comemora-se o Dia Nacional da Natureza e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos ensina-te a construir um herbário e a aprender mais sobre o mundo das plantas.
Sabes o que é um herbário?
É um conjunto de plantas prensadas e secas que formam uma coleção. Para isso, são arrumadas de acordo com uma certa ordem, têm etiquetas para se poder consultar informação essencial (local/data da colheita, nome de quem colheu a planta e até a identificação da espécie) e ficam preparadas para serem estudadas ou referenciadas.
Um herbário pode ter centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.
Os primeiros herbários (sec. XVI, Itália) eram coleções de plantas secas cosidas em papel.
Para que serve?
Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas. A identificação é feita com base em floras, que são livros que contêm chaves e descrições que permitem distinguir as várias famílias, géneros, espécies.
Aprendeste? Não chega! Se moras perto de Matosinhos e tens mais de 6 anos, inscreve-te nesta atividade – é totalmente grátis – que acontecerá no dia 28 de julho, durante uma hora e meia. Assim, construirás o teu próprio herbário com a ajuda de monitores e em conjunto com outros/as participantes. Podes escolher uma sessão de manhã (10 horas) ou de tarde (14.30 horas).
Texto: Maria José Pimentel