Como já deves saber, Portugal tem, devido à sua localização geográfica, um risco de sismos assinalável, apesar de fenómenos graves por cá não serem muito frequentes.
Conscientes deste risco, e da importância de prevenir para não ter de remediar, várias entidades e autarquias têm redobrado esforços para mostrar a todos, mas sobretudo aos mais novos, o que podem ou devem fazer em caso de sismos.
A última iniciativa aconteceu em Lisboa, no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, 13 de outubro, quando a vereadora do Urbanismo e da Transparência e Combate à Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa visitou a Escola Básica Patrício Prazeres para uma ação de sensibilização sobre os riscos de origem geológica.
A ação incluiu a distribuição de kits de emergência (Sismo Kit) aos alunos, para utilização em caso de sismo ou outras catástrofes naturais, além de atividades práticas para ajudar os alunos a lidar com situações de emergência.
A ação integrou-se no trabalho do ReSist, o programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado privado e municipal, e infraestruturas urbanas municipais. Em breve, haverá mais iniciativas do género, por isso, quem sabe ainda venhas a receber o teu Sismo Kit – esperando, claro, que nunca tenhas de usar…
Um estojo de primeiros socorros, garrafas de água, bolachas ou barras de cereais, uma lanterna, um apito e um rádio a pilhas são objetos, entre outros, que podem fazer a diferença em caso de emergência. O vídeo abaixo explica-te em pormenor: