Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabias que podes apadrinhar um lince-ibérico?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ser padrinho de um lince-ibérico pode ser uma maneira divertida de ajudar o Planeta. Este animal é o felino mais ameaçado do Mundo e apoiar a preservação da sua espécie é um assunto urgente.
Podes apadrinhar um lince-ibérico em Portugal no Zoológico de Lisboa ou no Parque Biológico da Serra da Lousã. As duas instituições têm diferentes modalidades de apadrinhamento, a partir de 60 euros por ano.

Em comum, existe sempre a oferta do cartão de padrinho e de uma fotografia do afilhado, para poderes conhecer o animal que estás a apoiar. Outra vantagem dos padrinhos é poderem fazer visitas, algumas gratuitas, para manter o contacto com o lince apadrinhado, visitar outros animais na Natureza e aprender mais sobre a fauna e flora.

As principais razões para o risco de extinção da espécie são a redução do seu habitat e do seu alimento, o que dificulta a sua sobrevivência na Natureza. Há também casos de morte por causas não-naturais, ainda que a prática seja considerada crime.

Até 2015, esta espécie estava assinalada como em “perigo crítico” de extinção, tendo sido nesse ano reconsiderada para “perigo”, dada a estabilização da comunidade de linces-ibéricos. A comunidade a viver em liberdade em Portugal tem aumentado com a libertação de animais criados em cativeiro ou com o nascimento de crias. Atualmente, são 109.

O nome científico desta espécie é “lynx pardinus” e o seu habitat natural é o matagal mediterrâneo. Só existe na Península Ibérica e, em Portugal, está centrada em Mértola e Serpa e é constituída maioritariamente por jovens animais, com idade entre um e três anos.

O aumento do número de exemplares desta espécie deve-se, em grande parte, aos centros de recuperação e conservação. As campanhas de apadrinhamento são também fundamentais para ajudar a financiar os cuidados necessários para assegurar a continuidade destes felinos.

Os animais que estão disponíveis para apadrinhamento no Zoológico de Lisboa e no Parque da Lousã não podem, por razões de saúde, ser introduzidos na Natureza. Nesses dois locais, podes também apadrinhar outras espécies, como ursos e lontras.

Apadrinhamento

Zoológico de Lisboa
Parque Biológico da Serra da Lousã

 

Texto: Sara Sofia Gonçalves