Lixo recolhido nas praias e parques de Matosinhos serviu de matéria-prima para os alunos da ESAD – Escola Superior de Artes e Design criarem trabalhos artísticos e ao mesmo tempo alertarem para os perigos da poluição e das alterações climáticas. E o resultado vai estar na exposição “Salvar o Planeta é uma Arte”, que podes visitar entre os dias 2 e 10 de maio no MAR Shopping.
Os alunos do curso de pós-graduação em Ilustração e Animação Digital da ESAD responderam ao desafio lançado pelo MAR Shopping com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de preservarmos o Planeta.
O trabalho vencedor é de Mava Munoz e representa uma cegonha no seu ninho. “O comportamento das cegonhas, bem como de outras aves migratórias, mudou drasticamente, pois encontram uma fonte de alimento acessível nas lixeiras de Portugal e Espanha”, salienta a autora, citada num comunicado de divulgação da exposição. “É preocupante que os instintos naturais dessas aves sejam alterados pelo impacto ambiental produzido pelo homem e aumente o perigo de envenenamento e sufocamento das aves pela ingestão de lixo, especificamente por plásticos”.
“Aquí, pero ausente”
Carolina Esteves Vieira ganhou o segundo prémio com uma escultura interativa de um animal marinho, composto por redes de pesca. “Estima-se que entre 500 mil e um milhão de toneladas de redes de pesca são perdidas ou descartadas nos oceanos todos os anos”, aponta a estudante.
“Oitavo Oceano”
O terceiro prémio coube a Clarisse Silva e “representa a vida e a morte dos corais, devido ao aumento da temperatura da água do mar, provocado pelo aquecimento global”. Pretende “demonstrar a importância da vida dos corais, já que protegem as zonas costeiras e abrigam milhões de seres vivos”.
“Corais”
“Nem tudo o que vem à rede é peixe”, de Inês Fernandes, “Uma Cidade Invisível”, de José Teixeira, e “O Voluntário”, de Cláudio Gomes, receberam menções honrosas e também vão estar em exposição no MAR Shopping.
Texto: Sandra Alves