São craques a Matemática. O segredo está em praticar a disciplina como se fosse um jogo em vez de estudar para os testes. Ganharam o escalão Júnior das olimpíadas da Matemática, que decorreram em Viseu. O futuro? Ainda não sabem bem, mas têm a certeza de que passará pelos números.
O segredo está no treino
Afinal, qual é o segredo para ser bom a Matemática? “Não estudo para os testes”, responde perentório Tiago Duarte Mourão, 13 anos, um dos três medalhados de ouro.
Aluno do sétimo ano de nota máxima à disciplina, “desde sempre”, na escola Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira, diz que a disciplina não lhe causa “problemas”.
Explica que o atrai na Matemática o facto de “não ter de decorar”. “É treinar e fazer exercícios”.
O futuro passará por esta esta disciplina. “Para onde for tenho de ter Matemática ou algo como Física”.
Poucas palavras, mas craque
É de poucas palavras, mas é um craque na Matemática.
Francisco Cunha, de 12 anos, aluno do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Quinta das Flores, em Coimbra, conta que o interesse pela Matemática surgiu ainda na escola primária e vai manter-se para o futuro.
“Ainda não decidi o que quero ser quando for mais velho, mas será certamente alguma coisa relacionada com a Matemática. Alguma Ciência, por exemplo”, destaca.
Jogador de xadrez é ás dos números
Sempre foi um aluno de excelência e tornou-se num ás da Matemática.
Mas como? “A partir do quinto ano, reparei que tinha muita facilidade com os números. A verdade é que não dedico muito tempo por dia a treinar”.
Foi assim que Tiago Marques, de 13 anos, aluno do 7.º ano do Colégio dos Carvalhos, explicou o seu sucesso.
Medalhas de ouro, de bronze e finalista em olimpíadas nacionais e internacionais, são prémios que tem somado ao seu palmarés. Como se não bastasse, é também um exímio jogador de xadrez e pratica natação.
Queres ajuda para estudar matemática?