O Festival AmadoraBD arranca a 21 de outubro, na Amadora, em três espaços de exposição, o Ski Skate Amadora Park, a Bedeteca e a Galeria Municipal Artur Boal e, ao contrário do ano passado, já poderá receber visitas presencias.
Da programação, constam pelo menos nove exposições específicas, mostras de exemplares de livros carismáticos, encontros com autores e atribuição de prémios para a melhores produções de BD de 2021 e um especial para a melhor BD de um autor português.
As exposições concentram-se em heróis e autores consagrados, razões de sobra para atrair os amantes da BD: por exemplo, poderás rever lá as personagens da Mulher-Maravilha (a Wonder Woman do DC Comics, criada em 1940) e do Lucky Luke, o cowboy “solitário”, da autoria do franco-belga Morris em 1946, ou Michel Vaillant, o famoso piloto automobilista francês, em mostras retrospetivas para que fãs e público em geral saboreiem um pouco das aventuras destes heróis. Se gostas de mangá ou tens curiosidade em conhecer esta BD japonesa, poderás também apreciar uma retrospetiva da sua história desde o séc. VII até aos nossos dias.
Foram convidados autores famosos para estarem presentes nessas exposições, com destaque para os portugueses Miguel Mendonça e Daniel Henriques e o catalão Álvaro Martínez Bueno, que trabalham na DC Comics, assim como os dois escritores que continuaram a fazer histórias sobre Lucky Luke após o desaparecimento do seu criador, mas também Frank Pé, autor da nova adaptação da BD da personagem Marsupilami e ainda Georges Bess, autor da adaptação de “Bram Stocker” para BD.
O festival AmadoraBD estará em exibição até 1 de novembro.