Esta quinta-feira, 15 de agosto, celebra-se em todo o país o feriado da Assunção de Nossa Senhora.
A festa da Assunção, como também é conhecida, é um feriado nacional em muitos países, incluindo Espanha, Áustria, Bélgica, Chile, França, Grécia, entre outros.
No entanto, em Lisboa ela tem um cunho especial, até porque se assinala, também, o dia que a tradição considera ser o do nascimento do seu santo mais popular, Santo António. O mesmo que “patrocina” as festas de junho, um feriado local, os casamentos…
Por isso, o Museu de Lisboa – Santo António vai celebrar a data com uma programação gratuita que inclui um percurso, um espetáculo de percussão e uma oficina para famílias. O ponto alto será a inauguração da exposição “Diálogos de fogo: Exu, Ogun e Xangô”, sobre a ligação do santo com a cultura espiritual e mitológica do Candomblé. Mais informações aqui.
Mas há mais: segundo a EGEAC, da Câmara de Lisboa, também em Alfama podes passar mais um pôr do sol no Castelo de São Jorge, desta vez ao ritmo dos Miss Universo, já no dia 16, também com entrada livre.
Já o Museu do Fado leva todos os interessados numa visita cantada a um dos mais famosos e castiços bairros da capital. Elas acontecem todas as sextas, sábados e domingos de agosto, sempre pelas 16h, com participação livre (mais detalhes aqui).
Finalmente, e para completar o fim de semana, as visitas guiadas “Bordalo Surpresa” combinam o humor de Bordalo Pinheiro com uma visita guiada surpresa ao seu Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande. Esta iniciativa custa 2€ (informações aqui ).