São 36 anos de histórias e acima de tudo muita, mas muita aventura. Criada em 1982 por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a coleção “Uma aventura” é um marco na literatura infantojuvenil portuguesa. Os seus 60 números tiveram um total de 700 edições e mais de oito milhões de exemplares. Mais importante ainda do que os números é verificar a influência que esta série teve na descoberta dos livros por sucessivas gerações de jovens.
Ao longo dos tempos, as gémeas Teresa e Luísa, o Pedro, o Chico e o João já transportaram os seus leitores um pouco por toda a parte: por todas as regiões continentais, arquipélagos da Madeira e Açores, mas também Macau. Espanha, França, Cabo Verde, Timor, Egito e até Amazónia.
A mistura de humor e mistério, alicerçada em muito companheirismo, é o fio condutor de todas estas histórias, apostadas em resistir à passagem dos anos.
É um dos títulos mais históricos da coleção, publicado originalmente em 1985, e ressurge agora numa nova edição. A pensar no número crescente de turistas que visitam o Porto, a Caminho avançou muito recentemente para uma edição em inglês da história, no que constitui uma oportunidade mais para nos confrontarmos com uma aventura que envolve episódios subterrâneos na cidade a partir da descoberta, por mero acaso, de um túnel secreto.
No novíssimo livro da coleção não faltam confusões, intrigas e a habitual dose de divertimento. Tudo começa quando chega à escola uma nova colega, a Flora. Apaixonada por teatro, a jovem convida o grupo a representar para um concurso a bem conhecida peça “O cavaleiro sem cabeça”. É o ponto de partida de uma série de desventuras que obrigam o sempre diligente grupo a dar o melhor de si para deslindar mais um intrigante caso.
Ao longo dos livros da série habituámo-nos a ver nas gémeas Teresa e Luísa duas miúdas divertidas e sagazes que colocam a amizade acima de tudo o resto. Agora, elas “autonomizam-se”, protagonizando uma nova série de episódios que nos ajudam a conhecê-las um pouco melhor.
Neste primeiro livro da série, as gémeas planeiam até ao mais ínfimo detalhe a sua festa de anos. O que elas não esperavam era receber uma prenda que vai mudar as suas vidas…
Texto: Sérgio Almeida