Sintra convida a entrar no Reino de Natal

Sintra convida a entrar no Reino de Natal

A região de Sintra já é mágica em qualquer altura do ano, parece saída de um conto de fadas. Por isso, podes imaginar como será no Natal – com luzes, decorações e um mundo de atividades e diversões a que se decidiu chamar, muito apropriadamente, de Reino de Natal de Sintra.

Este Reino está de volta ao Parque da Liberdade até ao próximo dia 6 de janeiro, onde podes encontrar atividades da época, desportivas, workshops, ateliês e ações de sensibilização a decorrer em diversos espaços.

Como podes consultar online, há muita coisa para ver e fazer: Aldeia de Natal, Presépio, Quarto dos Brinquedos, Oficinas de Natal, Bonecos de Neve, etc.

O Terreiro Rainha Dona Amélia irá transformar-se num verdadeiro “Mercado de Natal” onde, à semelhança dos anos anteriores, será um ponto de encontro e um local de compra de prendas únicas. É também aqui que está a imponente árvore de Natal da vila.

Mas há mais: este ano os visitantes podem usufruir de uma viagem no comboio de natal com partida do Parque da Liberdade, pelas 18 horas, que irá percorrer as ruas do centro histórico proporcionando momentos únicos para conhecer Sintra.

No fundo, o Parque da Liberdade veste-se a rigor e transporta-nos para um mundo de fantasia natalícia com fadas, duendes, bonecos de neve e renas. E o News Museum junta-se novamente às celebrações, o que quer dizer que os mais novos estão convidados a gravar e partilhar uma reportagem de televisão sobre o natal.

Além disso, na zona da restauração, de 7 a 11 de dezembro, o Ginásio SPALD dinamiza a iniciativa “Pequenos em Movimento”, com a realização de vários momentos de dança destinado a crianças de todas as idades.

No sábado, dia 10 de dezembro, o Reino recebe, pelas 15 horas, um espetáculo de dança pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra. Já no dia seguinte, das 15 horas às 17 horas, será a vez do Conservatório de Música Sons e Compassos atuar com a realização de três pequenos concertos no Parque da Liberdade.

Este ano, o evento apela novamente para o bem estar animal e à adoção consciente com a participação do Canil Municipal e da Associação Animais de Rua: a entrada no Reino do Natal é gratuita, mas os visitantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ração ou mantas para animais.

Confusão natalícia no teatro

Além de tudo isto e já fora do âmbito do Reino, a Câmara Municipal de Sintra recebe, no Centro Cultural Olga Cadaval, a peça de infantil “Dentro de momentos – O Natal” no dia 10 de dezembro, às 11 horas.

Integrado na programação Miúd@s ao Centro, a RUGAS Associação Cultural apresenta-nos a história de mais um Natal passado numa aldeiazinha chamada Inari, lá no reino da Lapónia. A história é simples: no meio da azáfama da preparação para o Natal, os duendes são interrompidos por alguém que não conhece o significado desta quadra. Será que o Pai Natal e os duendes vão conseguir resolver a confusão deste Natal? Os bilhetes para este espetáculo estão à venda na Ticketline.