Publicidade Continue a leitura a seguir

Sugestões para festejar o Dia Mundial da Terra

Publicidade Continue a leitura a seguir

“Investir no nosso planeta” é o grande tema deste ano do Dia Mundial da Terra. Todos são convidados a desenvolver iniciativas que promovam mudanças de comportamento com vista à resolução da crise climática e à criação de um planeta saudável.

Dias 22 e 23 de abril, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, convida para uma festa que te proporcionará bons momentos com livros, experiências, workshops e uma visita especial para “Investir no planeta”!

Eis algumas das propostas:

Investir no Planeta para desenhar o Futuro
Workshop de role-playing, dia 22, às 11 horas
Destinado especialmente a turmas de 8º e de 9º anos

Os riscos que o nosso planeta enfrenta são muitos e nunca antes foi pedido um esforço coordenado para proteger as cidades de ameaças globais. O ponto de partido é a história do livro “A revolta da natureza em Brimsa” (da autoria da investigadora Vanda Brotas). A natureza revoltou-se em Brimsa, uma cidade imaginária, e tudo começou com um estranho sms que pedia o empenho da população para compreender a Natureza. Aí descreve-se um cenário catastrófico, o mote para uma atividade de interpretação de papéis onde, com a ajuda de especialistas, discutiremos como negociar com os diversos atores de Brimsa e salvá-la dos terríveis perigos que a ameaçam.

O mundo em 2022 – o que levar na mochila?
Visita às escuras, dia 22, entre as 21 horas e 23.30 horas

Instruções: 1- Traz uma lanterna (uma por pessoa)
2- Prepara uma mochila com coisas que levarias para sobreviver em situações de catástrofe.

Vai ao Pavilhão de Conhecimento à noite conversar com investigadores e ativistas que falarão um pouco da sua luta pelo nosso planeta e partilharás o que levas na tua mochila para mostrar o teu instinto de sobrevivência. Tudo totalmente às escuras!

Uma nova vida para a sua roupa
Dias 22 e 23 de abril

Tens t-shirts velhas que já não usas? Então vem recuperá-las na Oficina Dòing, explorando a tua criatividade.

Banca Mudatuga
23 de abril, entre as 10 horas e as 18 horas
Tema : compostagem

A Mudatuga é uma empresa liderada por mulheres e tem como missão consciencializar os portugueses para a importância da compostagem doméstica e comunitária. Assim nasceu o Bokashi, um compostor doméstico premiado no concurso de empreendedorismo EIT Climate-KIC.

Visita a banca, participa nos workshops e transforma-te num ninja da compostagem!

A importância das minhocas
Workshop Mudatuga, 23 de abril, entre as 11 horas e as 12 horas

É um workshop onde todos põem as mãos na terra para estudar as minhocas, descobrir como elas reciclam a matéria e a sua importância para reduzir quase a metade o nosso lixo. Carolina Bianchi, bióloga e CEO da Mudatuga, conduz esta sessão focada na sua importância destes bichos para o ciclo de nutrientes do solo.

Mais informações no site do Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva.

Texto: Maria José Pimentel