Há mais uma razão, divertida e educativa, para visitar o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A nova exposição “Talking Brains – Programados para falar” está à tua espera e a entrada é gratuita.
Primeira vez em Portugal, devido a um acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta mostra leva-te ao universo da linguagem humana, para descobrires a origem de algumas das mais de sete mil línguas faladas no mundo.
Da música à Inteligência Artificial (IA), traz também uma reflexão sobre a evolução e importância desta ferramenta tão poderosa no nosso dia a dia. E lança um desafio: quantos idiomas conseguirás contar ao longo de um corredor?
Dedicada ao principal órgão do sistema nervoso – o cérebro – a exposição percorre em seis áreas distintas a riqueza linguística e a origem das línguas. Tudo começa com um “flashback” à evolução do ser humano, no cenário das “Batidas da Evolução” na fonte de cravos.
Já no interior do Pavilhão, do Corredor Escuro ao Átrio, os visitantes vão percorrer as fases de evolução da comunicação e linguagem, identificar os vários idiomas próximos da língua portuguesa, conhecer a origem das palavras mais reconhecidas no mundo, resolver as mais desafiantes sopas de letras e muito mais! Num momento musical, participantes de todas as idades podem comprovar o poder da linguagem aplicada à música.
A exposição fica no Pavilhão do Conhecimento até 1 de setembro deste ano.
Texto: Patrícia Naves