O salão do Teatro Nacional de S. João (TNSJ), no Porto, encheu-se de adolescentes para assistir ao showcase de lançamento do disco “Fã”, homónimo do musical dirigido por Nuno Carinhas e protagonizado pelos Clã, com os atores Maria Quintela, Pedro Frias e João Monteiro, a partir de um libreto de Regina Guimarães.
“No início, a ideia era fazer a peça. A coisa correu bem e era quase um pecado que ficasse por aí”, conta Manuela Azevedo, vocalista dos Clã .“No final, as pessoas perguntavam, mas onde é que podemos ouvir isto, não têm aí uma gravação com as músicas? E então decidimos ir para estúdio e gravar”, contou Helder Gonçalves, dos Clã.
No espaço de quase um ano, desde a estreia de Fã, em janeiro, Maria Quintela, atriz, estreou um musical e gravou um disco. “O processo foi muito rápido. Foi o meu primeiro musical e eu só tinha a formação de voz de Teatro, da Escola Superior de Música e de Artes do Espetáculo, mas os Clã ajudaram muito”, conta.
Os fãs de “Fã”
Um grupo de alunos da Escola Manuel Laranjeira, de Espinho, assistiu à estreia de “Fã”, em janeiro e teve ontem a oportunidade de assistir ao showcase. “Gravámos um vídeo no metro a cantar o tema ‘Bambolinas’, porque foi o que mais gostámos, e enviaram para os Clã, e eles convidaram-nos a estar aqui hoje”, conta Matilde Mendes, de 12 anos. João Vidal, seu colega também ficou fã da experiência. “Em janeiro, nós estávamos na plateia e eles no palco, hoje, foi mais à séria porque pudemos estar mesmo com eles”, comenta.
Durante o pequeno concerto, o os alunos espicaçados por Manuela Azevedo trautearam os temas, primeiro timidamente, depois já com algum fulgor, e Helder Gonçalves conseguiu pôr a sala de pé, ao incitar uma rave para delírio dos mais novos. “A cantora insegura”, a atriz Maria Quintela, juntou-se à sua “irmã mais velha”, Manuela Azevedo, para cantar, assim como o “diretor de cena, Calu”, interpretado por Pedro Frias. No final da sessão, os mais jovens tiveram oportunidade de questionar os músicos, sendo que a maioria das questões eram relacionadas com a carreira de Manuela Azevedo ou com a origem do nome Clã.
O novo disco, que contém oito temas e o guião do espetáculo, está à venda a partir de sexta-feira, por 12 euros. O musical “Fã” regressa à cena no TNSJ, entre os dias 13 e 22 de dezembro. O espetáculo pode ser visto de quarta a sábado, às 19 horas, quinta e sexta tem récitas duplas, às 15 e às 21 horas, e domingo, às 16 horas.
Texto: Catarina Ferreira
Foto: Pedro Correia/Global Imagens