O TikTok anunciou que vai ativar um limite de tempo de uma hora para os seus utilizadores com menos de 18 anos. A iniciativa pretende reduzir a quantidade de tempo que os adolescentes gastam com ecrãs em geral e neste serviço em particular.
A atualização deverá ser feita de maneira progressiva e integrará também novas ferramentas de acompanhamento parental. Na prática, nas próximas semanas, todas as contas pertencentes a um utilizador com menos de 18 anos serão automaticamente definidas para um limite diário de 60 minutos. Para chegar a este tempo, a empresa cita “pesquisa académica atual” e especialistas do Laboratório de Bem-Estar Digital do Hospital Infantil de Boston.
Se o limite de 60 minutos for atingido, os adolescentes serão solicitados a inserir uma senha para continuar a assistir, exigindo assim que tomem uma decisão ativa para estender esse tempo. Para aqueles com menos de 13 anos, o limite diário de tempo de ecrã também será definido para 60 minutos e um dos pais ou responsável precisará definir ou inserir uma senha existente para criar 30 minutos de tempo de exibição adicional – querendo, claro.
Além disso há três novos recursos de acompanhamento parental, podendo ser definidos limites próprios e verificar as utilizações passadas. “Não é controlo parental, é envolvimento parental e uma oportunidade para pais e adolescentes aprenderem uns com os outros”, explica a empresa.