Todos a bordo para proteger os oceanos

Todos a bordo para proteger os oceanos

O mar é profundo, impressionante e misterioso. Sabias que há muito dele que ainda não conhecemos? No entanto, muitas atitudes nossas já o impactaram. Há espécies em risco de desaparecer para sempre. Se conheces as enguias, fica a saber que estão em grande perigo. São pescadas ainda muito jovens, em demasia e, por isso deixam pouca descendência. Assim como a baleia-azul ou o salmão-do-atlântico, que também precisam da nossa ajuda. A boa notícia é que há solução: a pesca sustentável. Queres tornar-te um marinheiro da sustentabilidade?

“A Bordo com o Capitão” é um jogo que te ensina a identificar várias espécies dos nossos mares, rios e estuários. Ficas ainda a saber quais as que correm maior risco de extinção e o que podes fazer para o evitar. Trata-se de um baralho de cartas e cada uma apresenta um ser marinho (as cartas de espécies) ou um conceito (as cartas de ação) e um desafio. O objetivo é resolvê-lo e, sempre que conseguires, acumulas a carta. No final, quem reunir mais cartas significa que salvou mais espécies.

E como se joga? É simples. Cada grupo tem 45 pontos disponíveis para escolher seis cartas de animais. Todas têm uma indicação de pontos e, quanto mais dramático for o estado de conservação da espécie apresentada, mais elevado é o valor. Quantos mais pontos, mais difícil é o desafio. Para além destas, cada grupo deverá escolher aleatoriamente uma das Cartas Ação disponíveis. O primeiro grupo escolhe uma das cartas e lança o desafio a outro grupo à sua escolha. Se o grupo adversário conseguir responder em 30 segundos, preserva a espécie e fica com a carta; se não, a carta fica com o grupo que lançou o desafio. As cartas de ação são jogadas no momento que cada grupo desejar.

Esta é a proposta dos criadores, a Iglo e a World Wide Fund for Nature (WWF). Mas podes e deves ser criativo e usar as cartas para um jogo de memória, por exemplo. Para aprenderes mais ainda, este projeto anda por todas as escolas do país. É no site da Iglo que deves, juntamente com um professor, procurar uma data e inscrever a tua turma, se quiseres incluir a tua escola. A ideia é que trabalhes em equipa, te desafies e aprendas. No final do jogo, estarás bem informado e capacitado para proteger os oceanos. Só assim podes passar a palavra e fazer a diferença.

 

 

Texto: Gabriela Ferreira